Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa de cultura em Porto Alegre joga no lixo obra de artista famosa

Casa de Cultura Mario Quintana disse que painel de três metros de Regina Silveira foi descartada junto com materiais de construção depois de reformas

Cidades|Ugo Sartori, do R7*

O painel "Auditorium", que foi retirado para obra e depois jogado no lixo
O painel "Auditorium", que foi retirado para obra e depois jogado no lixo O painel "Auditorium", que foi retirado para obra e depois jogado no lixo

O painel "Auditorium", da artista plástica gaúcha Regina Silveira, desaparecido desde o segundo semestre de 2017, foi jogado no lixo na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS).

Segundo a instituição, a procura pela obra terminou após descobrirem que ela tinha sido jogada fora durante uma reforma. O painel da artista tinha três metros de altura.

O painel estava exposto no hall do Teatro Bruno Kiefer, dentro da casa de cultura, quando uma reforma foi iniciada em novembro de 2016. O hall do teatro, onde estava a obra, também foi reformado. Para não danificar a arte, ela foi retirada da parede e levada para uma sala onde equipamentos e acessórios do teatro são guardados.

Durante as obras, a sala onde estava o painel de Regina Silveira virou um depósito para os materiais de construção. Assim que a reforma acabou, uma limpeza foi realizada na sala e a obra foi jogada no lixo junto com outros materiais.

Publicidade

A Casa de Cultura Mario Quintana percebeu que a obra estava desaparecida em agosto de 2017. Entraram em contato com a artista para saber se ela saberia onde estava o painel, mas Regina não tinha informações sobre a obra.

O caso foi encaminhado para a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que abriu uma sindicância para investigar o desaparecimento. Depois de descoberto o destino do painel, a sindicância foi fechada e encaminhada para a PGE-RS (Procuradoria Geral do Estado de Rio Grande do Sul) que seguirá com o caso.

Publicidade

Procurada pelo R7, a artista plástica gaúcha Regina Silveira não quis se posicionar sobre o caso.

* Estagiário, sob a supervisão de Marcos Sergio Silva

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.