Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chega ao fim incêndio que destruiu 220 mil hectares de área de preservação no MA

Terreno corresponde a 52% da área de proteção ambiental, que chega a 420 mil hectares

Cidades|

Depois de quase 40 dias de mobilização, o Ibama finalmente conseguiu acabar com um dos maiores incêndios já enfrentados no País. O fogo destruiu nada menos que 220 mil hectares da região que faz parte da terra indígena Arariboia, no município de Arame, no Maranhão.

Trata-se de uma área equivalente a 220 mil campos de futebol e que corresponde a 52% da área de proteção ambiental, que chega a 420 mil hectares.

Cerca de 300 agentes participaram da operação coordenada pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama). Segundo Gabriel Zacharias, chefe do Prevfogo, agora que a situação está sob controle, o contingente deve ser reduzido para cerca de 60 pessoas, para atuar na ronda e acompanhamento da região.

— Foi a maior operação do programa até hoje. O importante é que agora a área está segura. Essa é uma das poucas onde ainda existem índios isolados do País. Conseguimos proteger essa área, onde vivem 80 índios isolados.

Publicidade

Com o fim do incêndio, as investigações devem se concentrar nas ações criminosas de madeireiros da região. Segundo o Ibama, há forte indícios de que os próprios madeireiros sejam responsáveis por boa parte dos focos de incêndio, dificultando a ação dos agentes.

Nessa semana, duas serrarias que usavam madeira de origem ilegal no município de Arame foram fechadas e duas pessoas foram presas e encaminhadas à PF (Polícia Federal). Dez fornos a carvão que já haviam sido embargados pelo Ibama há dois anos estavam em operação e foram destruídos.

Publicidade

Há duas semanas, uma equipe de fiscalização do Ibama foi atacada a tiros por criminosos que roubavam madeira da terra indígena Arariboia. O agente ambiental Roberto Cabral, que coordenava a operação, foi baleado no braço direito. A tentativa de homicídio é investigada pela PF. Após o atentado, as ações de combate à extração ilegal de madeira foram intensificadas.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.