Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuvas no Sul: ao menos 14 mil ainda estão desalojados

13 pessoas morreram nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul

Cidades|Do R7

Enchentes chegaram a encobrir casas na região sul do País
Enchentes chegaram a encobrir casas na região sul do País Enchentes chegaram a encobrir casas na região sul do País

Segundo os relatórios da Defesa Civil do Paraná e do Rio Grande do Sul, publicados nesta segunda-feira (14), ao menos 14 mil pessoas continuam desalojadas após as chuvas que atingiram a região sul do País. Contabilizando os números dos dois estados, 287 municípios decretaram situação de emergência e quatro de calamidade pública. 13 pessoas morreram e uma ainda está desaparecida no Rio Grande do Sul.

Atualmente o Paraná possui 152 municípios em situação de emergência e dois municípios em estado de calamidade pública. Destes 147 municípios foram incluídos em decretos de situação de emergência declarados pelo Governo do Estado. Todos os municípios incluídos nos decretos estaduais já obtiveram o reconhecimento federal. Após a conclusão dos levantamentos de danos e prejuízos, os municípios de Cafezal do Sul, Matelândia, Japira, Tuneiras do Oeste e Tupãssi, também decretaram situação de emergência de forma individual.

A quantidade de municípios afetados pelas chuvas aumentou chega a 163 no Rio Grande do Sul. Já o número de pessoas desabrigados (em abrigos públicos) diminuiu para 711, entretanto e 7.170 ainda estão desalojados (em casas de amigos e parentes). Uruguaiana, Itaqui, São Borja, onde uma vaca foi parar na fiação elétrica, são os municípios com maior número de moradores prejudicados.

Leia mais notícias de Cidades

Na última quinta-feira (14), o Governo Federal publicou no DOU (Diário Oficial da União) o reconhecimento sumário da situação de emergência de 124 municípios gaúchos e de calamidade pública em outros dois. Sendo assim, as cidades listadas terão prazo de dez dias para enviar a documentação que comprove os danos sofridos devido aos alagamentos. Os municípios que não comprovarem os danos dentro do prazo poderão ficar impedidos de acessar aos recursos disponibilizados pela União. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, o governo do estado pediu R$ 19 milhões para todas as cidades envolvidas, porém os valores ainda não foram definidos. No Paraná, todos os municípios afetados tiveram reconhecimento do Governo Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.