Cidades

28/1/2013 às 15h38 (Atualizado em 28/1/2013 às 15h59)

Cruz Vermelha e Associação de Psiquiatria oferecem apoio a profissionais de saúde, familiares das vítimas e sobreviventes

O objetivo é prevenir transtornos como depressão, síndrome do pânico e fobias

Do R7

A ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e a CVB (Cruz Vermelha Brasileira) ofereceram suporte psiquiátrico aos parentes, sobreviventes e amigos das vítimas da tragédia em Santa Maria (RS), que deixou ao menos 231 pessoas mortas. Os grupos se colocaram à disposição do governo Federal, do Rio Grande do Sul e da cidade de Santa Maria. Eles fornecerão consultoria gratuita de médicos treinados em trauma e situações pós-traumáticas.  O objetivo é prevenir transtornos como depressão, síndrome do pânico, fobias, dentre outros.

Oito militares morreram em resgate de vítimas em Santa Maria (RS)

Após ir para casa, sobrevivente de tragédia em Santa Maria é internada na UTI com sinais de intoxicação

Vítimas da tragédia em Santa Maria: boa parte era jovem e estudante

Dono de boate que pegou fogo em Santa Maria se entrega à polícia

Também será colocado em prática o programa “Cuidando do Cuidador” em paralelo a isto.  A inciativa é um apoio aos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e também os ligado diretamente ao atendimento e gestão de crise, como bombeiros, seguranças e policiais, além da população.

Leia mais notícias de Cidades

Segundo o presidente da ABP, Antônio Geral da Silva, é normal que tragédias de grande proporção abalem profissionais de saúde envolvido no socorro às vítimas.   Um suporte semelhante já foi fornecido a parentes ou vítimas em outras situações traumáticas no Brasil, como as enchentes de Santa Catarina, em 2008, a queda do avião da Air France no oceano atlântico um ano depois e a queda da aeronave da TAM em Congonhas.

Veja mais notícias na nova home do R7

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!