Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas de MS recebem Dia ‘D’ de vacinação nesta sexta-feira

O Dia “D” de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade acontece nesta sexta-feira (11), nas redes de ensino municipais das 79 cidades de Mato Grosso do Sul. A campanha tem como objetivo vacinar as crianças para que tenham um ano letivo seguro em 2022. Há menos um mês do retorno presencial […] O post Escolas de MS recebem Dia ‘D’ de vacinação nesta sexta-feira apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

O Dia “D” de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade acontece nesta sexta-feira (11), nas redes de ensino municipais das 79 cidades de Mato Grosso do Sul. A campanha tem como objetivo vacinar as crianças para que tenham um ano letivo seguro em 2022.

Há menos um mês do retorno presencial às aulas, em 03 de março, das 301.026 crianças da faixa etária pretendida, apenas 22,46%, o correspondente a 67.494 crianças, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Na Capital, o crescente número de infecções pela doença e a pouca adesão do público à vacinação de crianças levou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a adiar a volta às aulas em 10 dias: de 14 de fevereiro para 03 de março. A secretária de Educação, Elza Fernandes explicou ontem (10) ao Diário Digital que em algumas escolas da rede o número de servidores infectados chega a 15 trabalhadores.

A Prefeitura de Dourados também anunciou nesta quinta-feira (10) o adiamento do retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme). No município as aulas começariam na próxima segunda-feira, dia 14, mas de forma preventiva, ficou definido a transferência do início das aulas presenciais para o dia 24 de fevereiro.

Publicidade

A campanha de imunização realizada hoje é promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, Conselho de Secretários de Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, bem como o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS (Sintrae/MS).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas. “Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o início do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa destas crianças. Queremos garantir que elas estejam protegidas e imunizadas contra as variantes da Covid-19 em nosso Estado”.

Publicidade

Em alguns municípios, como é o caso da cidade douradense, a vacinação vai acontecer em todas as Unidades de Saúde do município das 8h às 16h, sem precisar de agendamento.

Lembrando que a vacinação infantil contra a Covid-19 está sendo realizada na faixa etária de 5 a 11 anos, sendo necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis. Também é preciso levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Publicidade

Vacinas de crianças

Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (10), 26.300 doses da vacina Pfizer para uso pediátrico. As vacinas foram distribuídas ainda nesta manhã para os municípios, as doses da Pfizer pediátrica reforçarão a imunização de crianças para o retorno seguro às aulas presenciais nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Desde o início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 116.400 doses da Pfizer pediátrica, sendo que 820 doses estão em estoque como reserva preventiva na CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica). O local ainda conta com 34 mil doses de vacina da CoronaVac armazenadas – que também pode ser destinada para uso pediátrico ou adulto, no entanto, a liberação do imunizante acontece conforme a estratégia e solicitação dos próprios municípios.

O post Escolas de MS recebem Dia ‘D’ de vacinação nesta sexta-feira apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.