Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MS aguarda 291,8 mil doses de vacinas contra Covid para crianças

Após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, a Secretária Estadual de Saúde - SES já fez o quantitativo de doses que seriam necessários para atender esse novo público em Mato Grosso do Sul. "Diante […] O post MS aguarda 291,8 mil doses de vacinas contra Covid para crianças apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, a Secretária Estadual de Saúde - SES já fez o quantitativo de doses que seriam necessários para atender esse novo público em Mato Grosso do Sul.

"Diante dessa liberação já foi feito uma apuração quantitativa quanto ao número de doses que o estado de MS vai precisar, sendo cerca de 291,8 mil vacinas da Pfizer para serem aplicadas nesse novo público", destacou Geraldo Resende durante coletiva.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

Segundo o secretário as doses da Pfizer que se encontram no estoque da secretária de saúde, são exclusivamente para aplicação da 1,2ª e dose de reforço destinadas a adultos e adolescentes a cima de 13 anos. E reforça que não são destinadas para as crianças de 5 a 11 anos.

O Estado ainda não tem data para começar a vacinação nessa faixa etária, conforme explicou o secretário da saúde, pois se trata de uma formulação diferente na composição do imunizante.

Publicidade

"Como o anúncio da autorização é recente, vamos aguardar uma orientação do Ministério da Saúde. Pois para dar início a vacinação em crianças nessa idade será necessário uma formulação específica desta vacina com um terço da fórmula padrão (10 microgramas por dose). Os frascos também terão cores distintas para evitar erros", ressaltou.

Essas doses com formulações já alteradas para serem aplicadas nesse público, tem previsão de serem entregues a MS no inicio do ano de 2022.

Publicidade

Entretanto, a Prefeitura de Campo Grande já abriu no 'Portal Vacina Campo Grande' o cadastro de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos.

Pais, vacinem os pequenos - A secretária adjunta de Saúde, Cristine Maymone que também estava presente na coletiva, reforçou a importância de vacinar as crianças nessa idade.

Publicidade
Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

"Como mãe eu quero deixar um recado as mamães, temos a garantia da Anvisa de que esse imunizante é seguro e eficaz em crianças de 5 à 11 anos. diante disso peço que comemore mais esse avanço, e aguarde até que seja aberto a vacinação desses crianças aqui no estado, e quando chegar a hora pais levem seus filhos até as unidades de vacinação", orientou Cristiane.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), também se pronunciou quanto a indicação da vacina da Pfizer para essa nova faixa etária.

O Conass manifesta apoio à decisão técnica da Anvisa em aprovar a indicação da vacina desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças da faixa etária de 05 a 11 anos. Destaca-se que o imunizante já foi aprovado para essa mesma faixa etária pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pela Agência Americana Food and Drug

O post MS aguarda 291,8 mil doses de vacinas contra Covid para crianças apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.