Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

64 cidades do ES não registram mortes por covid-19 há mais de 30 dias

Houve redução na média de novos casos confirmados nos últimos 14 dias. Um total de 45 pessoas positivaram para a doença. No período anterior, 71

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A tendência de queda tanto no número de casos confirmados quanto no de mortes pela covid-19 parece cada vez maior no Espírito Santo. Nas últimas 24 horas, nenhum óbito foi registrado no território capixaba. Além disso, dos 78 municípios que compõem o Estado, 64 estão há mais de 30 dias sem mortes pela doença.

Dados divulgados no Painel Covid-19 da secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostram que a média de novos casos caiu 36,13% nos últimos 14 dias. Foram confirmadas 45 pessoas com a doença. No período anterior, 71.

Vila Velha é o município com o maior registros de mortes por covid. Quase 2 mil pessoas perderam a vida no município desde o início da pandemia. Em segundo e terceiros lugares no ranking de óbitos, aparecem Serra e Cariacica com 1.721 e 1.562 mortes respectivamente.

ES tem mais de 80% da população capixaba vacinada com as duas doses

Apesar dos avanços na vacinação, o Espírito Santo ainda precisa percorrer um amplo caminho até chegar a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) que prevê 90% da população vacinada com as duas doses. 

Publicidade

O Estado tem até agora, segundo dados do site Vacina e Confia, 81% do público alvo totalmente imunizado: um total de 3.072.479 pessoas. A meta de cobertura é de 3.398.946, dos 3.776.607 que fazem parte do público alvo.

ES está há quase 30 dias sem as medidas qualificadas de enfrentamento ao coronavírus

No último dia 6 de abril, o governado Renato Casagrande anunciou a extinção das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia provocada pela covid-19. Desde então, não existe mais a obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais fechados ou abertos e da apresentação do passaporte vacina para entrada nos estabelecimentos. 

Publicidade

O Mapa de Risco que classificava as regiões capixabas também deixou de ser publicado. Na ocasião, Casagrande explicou que a gestão da pandemia no estado passava a assumir um novo modelo e que, inclusive, as reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, deixariam de acontecer semanalmente, passando a serem realizadas somente quando necessário. 

“Estamos mudando nosso modelo de gestão da pandemia no Espírito Santo. Pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e só ela pode retirar essa classificação. Contudo, ela será tratada e gerenciada no Estado como qualquer outro assunto da área de saúde pública, sem a exigência de medidas qualificadas", disse Casagrande.

Publicidade

Recomendação é para que idosos continuem usando máscaras

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a idade foi o maior dos fatores de risco associados às mortes por covid. Por isso, há indicação para que pessoas a partir dos 60 anos e principalmente as que tem mais de 70, sigam usando máscaras.

Inclusive, Nésio destacou que a população idosa com mais de 80 anos tem um incidência maior de óbitos pela doença.

MUNICÍPIOS DO ES QUE ESTÃO HÁ MAIS DE 30 DIAS SEM MORTES

- Linhares

- Colatina

- Aracruz

- Viana

- Barra de São Francisco

- Santa Maria de Jetibá

- Marataízes

- São Gabriel da Palha

- Castelo

- Itapemirim

- Conceição da Barra

- Baixo Guandu

- Guaçui

- Jaguaré

- Sooretama

- Afonso Cláudio

- Alegre

- Anchieta

- Ibatiba

- Pedro Canário - Mimoso do Sul

- Venda Nova do Imigrante

- Santa Teresa

- Pancas

- Piúma

- Fundão

- Vargem Alta

- Rio Bananal

- Montanha

- Muniz Freire

- Marechal Floriano

- João Neiva

- Muqui

- Mantenópolis 

- Alfredo Chaves

- Vila Valério

- Itaguaçu

- Iconha

- Irupi

- Marilândia

- Governador Lindemberg

- Conceição do Castelo

- Ibiraçu

- São Roque - Brejetuba

- Santa Leopoldina

- Atílio Vivacqua

- Presidente Kennedy

- Rio Novo do Sul

- Água Doce do Norte

- São José do Calçado

- Itarana

- Vila Pavão

- Ibitirama

- São Domingos do Norte

- Ponto Belo

- Alto Rio Novo

- Apiacá

- Dores do Rio Preto

- Mucuruci

- Divino de São Lourenço

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.