Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

África do Sul não podia deixar Tribunal Penal Internacional, diz corte do país

África do Sul não podia deixar Tribunal Penal Internacional, diz corte do país

Folha Vitória|

Johannesburgo - A decisão do governo sul-africano de se retirar do Tribunal Penal Internacional (TPI) foi inconstitucional porque ela não teve o aval do Parlamento, decidiu nesta quarta-feira uma corte do país. O magistrado Phineas Mojapelo, do Alto Tribunal em Pretória, determinou que o governo do presidente Jacob Zuma recue da notificação de retirada do tribunal da Organização das Nações Unidas.

A notificação, apresentada à ONU em outubro, deu início ao processo de um ano de retirada do país do tribunal. A corte foi estabelecida para combater a impunidade em crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.

A oposicionista Aliança Democrática havia contestado a decisão, sob o argumento de que o governo havia contornado irregularmente a opinião do Parlamento sobre o tema. A vitória da oposição, porém, pode ser apenas temporária, já que o Congresso Nacional Africano, de Zuma, que detém maioria no Parlamento, elogiou a retirada do tribunal quando ela foi anunciada, em outubro.

A decisão do governo de deixar a corte veio em resposta a pressões legais domésticas após o país deixar de capturar em 2015 o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, procurado pelo TPI por suposto genocídio na região de Darfur. Horas após o tribunal determinar a prisão e transferência de Bashir para Haia, o governo sul-africano ignorou a medida e recebeu o político em um evento da União Africana, o que levou grupos pelos direitos humanos a entrar com demandas judiciais na África do Sul.

Neste mês, o novo presidente de Gâmbia, Adama Barrow, anunciou que seu país decidiu continuar como membro do TPI, revertendo decisão de deixar o tribunal de seu antecessor, Yahya Jammeh, que foi forçado a deixar o poder após 22 anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.