Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alergias de verão: você pode sofrer delas, saiba o que é verdade ou mito!

Conhecer doenças como asma, rinite alérgica e bronquite evita crises alérgicas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As alergias respiratórias são um motivo frequente de dúvidas por diferentes pessoas que sofrem do problema ou têm filhos com alguma das condições, que pode ser rinite alérgica, asma ou bronquite, entre as mais conhecidas. Ela é uma reação do sistema imunológico ao ter contato com determinadas substâncias da natureza chamadas de alérgenos, como ácaros, poeira doméstica, fungos, epitélios de animais e pólen. Normalmente, essas substâncias não apresentam riscos para outras pessoas, mas são vilãs entre os alérgicos.

Pensando nas dúvidas frequentes sobre as alergias respiratórias, principalmente no verão devido o aumento das temperaturas, veja os esclarecimentos sobre mitos e verdades a respeito da alergia. 

O frio ou calor pioram as alergias respiratórias – MITO!

Muitas pessoas acreditam que as crises alérgicas estão relacionadas com as baixas temperaturas, entretanto, trata-se de um dos mitos mais difundidos sobre o tema. O calor também não interfere diretamente.

Publicidade

O que ocorre é que as mudanças bruscas de temperatura podem ser prejudiciais, a famosa “virada no tempo”. Entretanto, todas as estações apresentam riscos associados, como no inverno e outono os problemas podem estar relacionados com o uso de roupas e cobertores que estavam guardados e não foram limpos corretamente.

No verão e, principalmente, na primavera, as maiores chances de crises devem-se ao pólen, substância bastante relacionada com o desencadeamento de crises.

Publicidade

Produtos com cheiros fortes devem ser evitados – VERDADE!

A limpeza dos ambientes é um aspecto muito importante para minimizar as crises alérgicas durante o verão. Entretanto, o contato com produtos de cheiro forte e com essências intensas podem desencadear reações e, portanto, precisa ser evitado.

Publicidade

Uma forma de ajudar nesse quesito é manter os ambientes mais arejados e escolher corretamente os produtos de limpeza, avaliando a suavidade das essências. Também é indicado usar produtos pessoais, como perfume, hidratante e outros com cheiros menos invasivos.

Limpar a casa com vassoura aumenta o risco de alergias - VERDADE!

A limpeza da casa está entre as principais dúvidas entre as pessoas que sofrem com alergias respiratórias e dessa forma uma questão frequente é sobre a melhor forma de eliminar a poeira.

Quando se utiliza a vassoura para fazer a limpeza ela levanta muita poeira e pode provocar alergia horas depois, pois as partículas ficam suspensas no ar. Para evitar esse problema o indicado é que para a limpeza da casa seja usado um aspirador de pó e, posteriormente, um pano úmido nos móveis e pisos.

Antialérgicos sempre dão sono – MITO!

Muitas pessoas, mesmo durante as crises alérgicas, optam por não tomar o remédio apropriado com receio de ter sono. Na verdade, antigamente era comum que os antialérgicos dessem sono mesmo, mas atualmente esse inconveniente não ocorre mais.

Caso esse seja um aspecto do antialérgico que te incomode, o indicado é conversar com o médico e solicitar a receita de um medicamento mais moderno e sem esse problema.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.