Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Black Friday lota as ruas da Grande Vitória. Veja aqui tudo o que precisa saber

No Espírito Santo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), prevê uma alta de até 20% no comércio varejista

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Black Friday já começou bem movimentada na Grande Vitória. Apesar de setores diferentes, lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, vestuários e até farmácias, começaram a sexta-feira (23) com o mesmo aviso nas portas: liquidação. 

A tradição, originada nos Estados Unidos, ganhou espaço também no varejo brasileiro e, no Espírito Santo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), prevê uma alta de até 20% no comércio varejista com a campanha.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na Expedito Garcia, principal Avenida de Cariacica, as cores preto e amarelo invadiram as fachadas dos estabelecimentos. Para impulsionar as vendas de fim de ano, a maioria dos lojistas aderiu à campanha e os consumidores, é claro, aproveitaram para ver os descontos de perto.

A dona de casa Ilma Valentim Schwab, de 62 anos, não só viu, como também comprou algo que já estava de olho há um tempo. 

Publicidade

"Eu achei o preço bom, que já vinha pesquisando. É uma televisão que estou comprando para dar o meu neto de presente de Natal, então achei bom, entrei e valeu a pena", contou a dona de casa.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A movimentação de consumidores também é intensa no Centro de Vitória. Uma loja de departamento estendeu o horário de funcionamento, abrindo às 6h30 da manhã e prometendo baixar as portas só depois das 0h. 

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O pintor Gabriel Inácio, de 24 anos, aproveitou para comprar fraldas para o seu primeiro filho, João Gabriel, que deve nascer no próximo mês.

"Comprei mais de R$ 950 de fraldas hoje. Vi promoções muito boas, acabei levando uma panela de pressão que estava mais barata. Levaria mais, mas teve alguns produtos que já haviam acabado. Eu vim cedo, cheguei às 7h da manhã e já havia muita gente nas lojas", conta.

Publicidade

Fiscalização

O Procon-ES monitorou os preços dos produtos mais desejados pelos consumidores, nas principais lojas participantes da Black Friday Brasil, durante 30 dias. No período de 22 de outubro até 23 de novembro, os fiscais do Instituto visitaram diariamente os sites das lojas Americanas, Extra, Magazine Luiza, Submarino, Casas Bahia, Ponto Frio, Shoptime e Carrefour e registraram os preços à vista e à prazo de alguns dos produtos mais requisitados. 

Durante o monitoramento, foram constatadas oscilações nos preços dos produtos em algumas lojas, demonstrando que a pesquisa de preços e acompanhamento de mercado é a melhor saída para quem quer economizar.

Esquema especial

Para que os consumidores consigam aproveitar os descontos da Black Friday, o funcionamento dos shoppings da Grande Vitória conta com um esquema especial durante todo o final de semana. 

No Shopping Vitória, a programação segue até domingo com o horário normal, funcionando de 10h às 22h. Algumas lojas podem ter horário especial. Neste ano os consumidores podem participar da ação “Caça aos Descontos” por meio da tecnologia de realidade aumentada. Para participar basta baixar o aplicativo Black Friday Shopping Vitória, disponível para os sistemas operacionais IOS e Android, no celular, abrir a câmera e apontar para o QR CODE, fixado em totens espalhados pelos corredores do shopping. Feita a leitura, o aplicativo indicará o desconto ou a vantagem oferecida por uma das lojas participantes e é só mostrar na hora da compra.

Já nos Shoppings Moxuara, Mestre Álvaro, Montserrat e Praia da Costa, várias lojas abrirão mais cedo. O atendimento alongado é facultativo. Veja a programação das lojas que já estão em horário especial:

Shopping Mestre Álvaro

Abertas às 8h:

· Americanas 

· Centauro 

· Casas Bahia

· Avenida

· Polo Wear

Abertas às 9h

· Polishop

· Pernambucanas

· Riachuelo

· Marisa

· Renner 

Sábado (24):

Lojas e quiosques: 10h às 23h* (abertura facultativa das 22h às 23h)

Domingo (25):

Lojas e quiosques: 11h às 22h* (abertura facultativa das lojas entre 11h e 15h | 21h e 22h)

Shopping Moxuara

Sexta-feira (23)

Sábado (24):

Das 10h às 22h

Domingo (25):

Das 11h às 21h (abertura facultativa entre 11h e 13h)

Shopping Montserrat

Na sexta-feira (23):

Lojas e quiosques: 8h às 23h*

Alimentação e lazer: 8h às 23h*

*Abertura facultativa: lojas e quiosques - 08h às 10h | 22h às 23h / alimentação e lazer 8h às 10h

Sábado (24):

Lojas e quiosques: 10h às 23h* (abertura facultativa das 22h às 23h)

Domingo (25):

Lojas e quiosques: 11h às 22h* (abertura facultativa das lojas entre 11h e 15h | 21h e 22h)

Shopping Praia da Costa

Por conta da Black Friday, algumas lojas abrirão em horário especial no Shopping Praia da Costa:

Na sexta (23) e no sábado (24), das 9h às 23h.

Renner

Lojas Americanas

C&A

As outras abrirão no horário tradicional de funcionamento. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.