Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câncer de intestino: saiba por que doença de Preta Gil e Simony é cada vez mais comum

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tumor é um dos mais comuns na população brasileira. Fica atrás apenas do câncer de pele não...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nesta terça-feira (10), a cantora e empresária Preta Gil, 48 anos, revelou que foi diagnosticada com um câncer de intestino. No comunicado, postado em suas redes sociais, ela explicou que esteve internada durante seis dias por conta de um desconforto, até que a doença fosse descoberta. 

"Tenho um adenocarcinoma na porção final do meu intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante", escreveu.

O câncer de Preta Gil é o mesmo que acomete a cantora Simony, de 45 anos, diagnosticada em agosto do ano passado com a doença. Desde então, ela tem passado por uma série de tratamentos. Além das duas cantoras, outros dois famosos vinham batalhando contra o câncer de intestino. 

No último dia 8, o ex-jogador do Vasco, Roberto Dinamite, morreu aos 68 anos vitimado pela doença. Na tarde do dia 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, também perdeu a vida para a doença, aos 82 anos, em São Paulo.

Publicidade

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de tumor é um dos mais comuns na população brasileira. Fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma e dos tumores de mama e de próstata.

São diagnosticados todos os anos 40 mil novos casos de câncer colorretal entre mulheres e homens. O fato é que a doença tem se tornado cada vez mais comum e se manifestado antes dos 50 anos de idade, oque é considerado precoce pela medicina.

Publicidade

Mas o que é essa doença?

A médica proctologista Bruna Schwan Guerini de Almeida explica que o câncer de cólon ou colorretal é desencadeado por células que crescem desordenadamente. Ele se inicia na parte do intestino grosso, chamada cólon, e no reto, ou seja, no final do intestino, região imediatamente anterior ao ânus.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Publicidade

Na maioria dos casos, a doença é tratável e tem cura, principalmente ao ser detectada precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

Grande parte desses tumores começa com pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Então, quais os principais sintomas?

Antes de qualquer coisa, é importante saber quais são os principais sintomas da doença. De acordo com a especialista, o câncer colorretal em estágio inicial é assintomático. 

"Conforme o câncer vai crescendo, sintomas surgem. Na maioria dos casos, ele é assintomático. Entre os principais sintomas estão sangramentos; obstrução intestinal, que é a dificuldade do paciente de evacuar; dores abdominais, por conta da dificuldade da passagem das fezes; e distensão abdominal, quando o tumor já está ocupando grande parte da porção interna do intestino", explica a médica.

Existe grupo de risco? Entenda

A especialista faz um alerta: "Atualmente, todas as pessoas acima de 45 anos se enquadram no grupo de risco e devem iniciar a prevenção e o rastreamento do câncer de cólon por meio de um exame chamado colonoscopia. Pessoas que tem familiares com histórico da doença, e principalmente quanto mais jovem esse parente tenha tido o câncer, mais se enquadra no grupo de risco", ressalta.

Pessoas com doença inflamatória intestinal, como doença de Crohn e retocolite, também são pacientes de grupo de risco.

Como prevenir o câncer de intestino

A prevenção deve começar a partir de 10 anos antes da idade em que o familiar apresentou a doença.

"Vamos supor que o paciente tenha um pai que teve câncer de intestino aos 50 anos, então ele terá que começar a prevenção aos 40 anos. É o que vier primeiro: 45 anos ou 10 anos antes da idade em que o familiar teve a doença", pontuou. A melhor maneira de prevenir o câncer de cólon é por meio de exames. 

"Principalmente por meio da colonoscopia e também um acompanhamento feito por um gastroenterologista ou um proctologista, que solicitam o exame. É por meio da colonoscopia que a gente consegue identificar as lesões que podem vir a ser um câncer, retirá-las e prevenir a doença", destaca a especialista.

Bruna disse ainda que é um dos poucos tipos de câncer que é possível identificar através de um exame, prevenir e até mesmo tratar o problema.

Colonoscopia: o que é o exame?

Anos atrás, a recomendação médica era de que a colonoscopia começasse a ser realizada aos 50 anos. Porém, com a mudança nos hábitos de vida e com ela o aumento dos riscos de desenvolver a doença mais cedo, isso mudou.

De maneira geral, segundo o cirurgião geral e oncológico Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ouvido pelo Estadão, o rastreamento deve começar a partir dos 45 anos.

Caso os exames se apresentem normais, após a primeira colonoscopia, ela só deverá ser repetida dentro de 3 a 5 anos, dependendo dos relatos do paciente e avaliação médica.

Para fazer o exame, o paciente passa por uma dieta preparatória dois dias antes. Já no dia do procedimento, é sedado. Depois, por meio de um tubo fino com uma câmera na ponta, o equipamento chamado de colonoscópio é introduzido pelo médico no ânus, podendo então observar e identificar possíveis alterações.

LEIA TAMBÉM: Protetor solar para cachorro é mesmo necessário? Saiba como prevenir queimaduras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.