Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carnaval 2022: o que esperar da folia com o novo risco de subvariante

Saiba como será o Carnaval deste ano no Espírito Santo e os fatores que pedem atenção para quem vai festejar ou viajar; levantamento do Folha Vitória aponta que pelo menos 17 municípios cancelaram as festas de carnaval

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Ainda não será desta vez que o capixaba vai conseguir pular o Carnaval como antes da pandemia de covid-19. A festa precisou ser adiada pelo segundo ano consecutivo por conta da expansão do coronavírus. 

Mesmo assim, com alguns dias de folga pela frente, muitas pessoas acabam viajando ou apenas aproveitam o "feriadão" para encontrar família e amigos. 

Então, o que fazer para afastar o risco de contaminação? Para começar, é importante relembrar hábitos básicos de higiene, como o uso de máscaras e manter as mãos sempre bem limpas. Abaixo as recomendações para curtir o Carnaval com segurança: 

1) Teste antes da viagem e de se reunir com amigos e família: 

Publicidade

Vai viajar? A recomendação é fazer o teste antes de encontrar com parentes e também amigos. O Espírito Santo conta atualmente com 970 pontos de testagem. A variante Ômicron é altamente transmissível e algumas pessoas podem não apresentar sintomas após a infecção pelo vírus.

Leia também: Carnaval | Sesa orienta fazer teste de covid antes de festas e viagem

Publicidade

2) Baixe o passaporte de vacinação e fique atento às regras:

É fato que o vírus ainda vai continuar circulando por algum tempo. Por isso, especialistas defendem que a vacinação ainda é o melhor a se fazer. Ela não evita a contaminação, mas reduz as chances de complicações severas e até mortes. Portanto, se você pretende frequentar bares, restaurantes ou eventos durante o Carnaval, saiba que o seu passaporte será pedido nesses espaços.

Publicidade

Além disso, fique atento para a capacidade máxima permitida em shows, por exemplo. Em ambientes abertos, as regras estabelecidas permitem o funcionamento do espaço com 50% da capacidade ou 2 mil pessoas. Já locais fechados poderão receber 1.200 pessoas ou 50% da capacidade

Leia também: Veja o passo a passo para emitir o passaporte de vacinação contra covid-19

3) Já pegou covid? Tome cuidado porque isso não te livra de ser infectado novamente. É preciso atenção com subvariante 

A possibilidade de expansão da subvariante da Ômicron, a BA.2, já é uma realidade. Ela foi detectada em alguns países, incluindo o Brasil e tem preocupado as autoridades de saúde pública. A Sesa não registrou nenhum caso da subvariante no Espírito Santo, mas alerta para a possibilidade de aumento de casos mais graves e internações durante os próximos meses. 

Portanto, a circulação de uma subvariante é fator de risco para novos contágios. O fator de já ter sido contaminado pelo coronavírus não afasta a possibilidade de um novo contágio. Segundo especialistas, a BA.2 tem a maior transmissibilidade e capacidade de afetar as vias aéreas inferiores, como o pulmão. 

A preocupação agora é a de que após o fim da onda de infecções pela subvariante BA.1 da Ômicron do coronavírus, haja uma nova onda com a BA.2. 

Leia também: Subvariante da Ômicron pode ser mais grave e aumentar mortes no ES

4) Por fim, manter as mãos limpas, usar de álcool em gel e máscaras:

Não esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão. Usar álcool em gel 70% com frequência também ajuda a eliminar os vírus que possam estar em suas mãos, além de germes. 

Sempre que possível, evite tocar no rosto. Preserve os olhos, a boca e o nariz . O contato direto das mãos com várias superfícies podem levar à contaminação.

Municípios do ES cancelam o Carnaval:

Até o último dia 10 deste mês, um levantamento feito pelo Folha Vitória, apontou que pelo menos 17 cidades capixabas cancelaram os dias de folia este ano. Entre elas, destinos turísticos de referência durante a festa.

Confira a lista de cidades que não terão Carnaval:

Vitória

Cariacica

Serra

Viana

Guarapari

Aracruz

Colatina

Conceição da Barra

Cachoeiro de Itapemirim

Piúma

Presidente Kennedy

Santa Teresa

Domingos Martins

Anchieta

Muqui

São Mateus

Linhares

LEIA MAIS:

>> Carnaval: ES decreta ponto facultativo e servidores terão folga de até 5 dias

>> Saiba quais prefeituras vão manter o ponto facultativo no Carnaval

>> 13 municípios do ES não registram mortes por covid-19 há mais de 100 dias

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.