Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 40% dos veículos roubados em abril na Grande Vitória são motocicletas

Cerca de 40% dos veículos roubados em abril na Grande Vitória são motocicletas

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 4
Folha Vitória - Cidades 4 Folha Vitória - Cidades 4

Foto: Reprodução

Cerca de 40% dos veículos roubados ou furtados na Grande Vitória em abril são motocicletas. A informação é do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol-ES).

Na manhã desta segunda-feira (29), a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV chegou a flagrar uma tentativa de furto de moto no Centro de Vitória, no momento em que produzia uma matéria justamente sobre o assunto.

A ação do criminoso aconteceu por volta das 11 horas, na Rua Presidente Pedreira, que liga as avenidas Presidente Florentino Avidos e Cleto Nunes, no Parque Moscoso. O dono do veículo conta que presenciou o momento em que o bandido tentava levá-lo.

Publicidade

"A gente viu um elemento tentando roubar minha moto, só que alguém gritou e o dispersou. Ele saiu correndo e ninguém conseguiu pegá-lo. Minha moto estava mexida, a ignição dela estava aberta, mas graças a Deus ele não conseguiu pegar", disse o proprietário, que preferiu não se identificar.

No entanto, outro dono de moto não teve a mesma sorte, na semana passada. O crime aconteceu na última terça-feira (13), por volta das 13 horas, também no Centro de Vitória, e foi registrado por câmeras de videomonitoramento.

Publicidade

As imagens mostram dois homens empurrando uma moto na rua, tentando fazer o veículo pegar. Menos de cinco minutos depois, eles conseguem, sobem na moto e vão embora. O veículo pertence a um contador, que também não quis ser identificado.

"Eu estacionei a moto, fui atender um cliente e, quando eu retornei, mais ou menos uma hora e pouco depois, não encontrei mais o veículo no local. As pessoas me informaram que tem muito roubo aqui e achei uma pessoa que viu as pessoas furtando a moto", contou.

Publicidade

Preocupação nacional

A grande quantidade de roubos e furtos de motos não é uma realidade apenas da Grande Vitória e preocupa motociclistas de todo o Brasil. Uma agência de publicidade chegou a criar um cadastro nacional de motos roubadas. 

Segundo o cadastro, atualmente estão registradas mais de 2,3 mil motos roubadas, o que representa um prejuízo de aproximadamente R$ 9 milhões para motociclistas de todo o Brasil. No cadastro nacional ainda é possível encontrar o número de motos recuperadas: apenas 149.

De acordo com a maior empresa de rastreamento e localização de motos do Brasil, as motos de baixa cilindrada, consideradas mais simples, são as mais visadas pelos criminosos. Em média, nas grandes cidades, quatro são roubadas por hora, segundo a companhia. O motivo dessa preferência dos criminosos é que elas costumam passar despercebidas e podem ser desmontadas totalmente em até 40 minutos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.