Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China diz que equipe de Trump entende importância de Taiwan para Pequim

China diz que equipe de Trump entende importância de Taiwan para Pequim

Folha Vitória|

Pequim - Em suas primeiras declarações desde o telefonema entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a equipe de Trump entende a importância do tema para Pequim.

"Os assuntos relacionados a Taiwan são a parte mais importante e delicada da relação China-EUA", disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, nesta segunda-feira. "Nós acreditamos que a equipe de transição de Trump tem isso muito claro."

Vários repórteres estrangeiros questionaram o porta-voz sobre o telefonema, que quebrou um protocolo de décadas dos EUA e gerou preocupações sobre possível reação de Pequim, que considera Taiwan parte de seu território.

O porta-voz não deu detalhes sobre qualquer comunicação da China com a equipe de Trump, mas sugeriu que Pequim deixou claro diretamente seu desagrado. "Nós lançamos representações com a parte relevante nos EUA", disse apenas. Questionado sobre qual seria a "parte relevante" no assunto, Lu respondeu: "Eu acho que é fácil entender quem é a parte relevante."

O porta-voz não quis comentar as mensagens de Trump no Twitter na noite de domingo, nas quais o presidente eleito critica a China por sua política cambial e tributária e por suas ações no Mar do Sul da China. "Nós não temos comentários sobre o que motivou a equipe de Trump a fazer esses tuítes", afirmou Lu. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.