Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com Benzema fora, Copa não contará pela primeira vez o 'melhor do mundo' do momento

Jogadores que ganharam a Bola de Ouro desde 1995, quando o prêmio deixou de ser restrito a europeus, sempre jogaram o Mundial

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Karim Benzema foi coroado em outubro com a Bola de Ouro 2022, da prestigiada revista France Football. A honraria o reconhece como o melhor jogador do mundo na temporada 2021/2022.

No entanto, apesar de ter superado com sobras os concorrentes, o atacante não foi páreo para uma lesão no quadríceps da coxa esquerda e está fora da Copa do Mundo no Catar.

Apesar de ser entregue desde 1956, a Bola de Ouro era restrita a jogadores europeus até o ano de 1995. Di Stéfano, Omar Sivori e Eusébio, dois argentinos e um nativo do atual Moçambique, faturaram o prêmio nos anos 1950 e 1960, mas sob as cidadanias, espanhola, italiana e portuguesa, respectivamente.

Ainda assim, o ranking da revista francesa só passou a abranger jogadores de qualquer parte do planeta a partir da edição 2007. Até então, considerava apenas quem atuava em solo europeu.

Publicidade

Sendo assim, ao deixarmos o eurocentrismo de lado, Bezema pode ser considerado o primeiro "melhor do mundo" do momento a não jogar o Mundial da Fifa.

Isso porque a outra grande premiação da categoria, o The Best FIFA Football Awards, foi entregue a Lewandowski em janeiro de 2022 — nove meses antes da conquista do francês, que teve uma temporada muito acima da vivida pelo polonês.

Publicidade

Ganhadores da Bola de Ouro na Copa

A lista abaixo foi elaborada a partir dos jogadores que chegaram à Copa como os últimos vencedores da Bola de Ouro, a partir do torneio disputado na França, em 1998 — o primeiro ocorrido depois da regra de não premiar apenas europeus:

Ronaldo: chegou à Copa de 1998 como o ganhador da edição 1997 do prêmio;

Publicidade

Michael Owen: chegou à Copa de 2002 como o ganhador da edição 2001 do prêmio;

Ronaldinho Gaúcho: chegou à Copa de 2006 como o ganhador da edição 2005 do prêmio;

Lionel Messi: chegou à Copa de 2010 como o ganhador da edição 2009.

No ano da Copa na África do Sul, foi anunciada a fusão dos prêmios Melhor jogador do mundo pela FIFA e Bola de Ouro, o que durou até 2015.

Cristiano Ronaldo: chegou à Copa de 2014 após ter levado o prêmio em janeiro de 2014. Com o retorno ao formato original, o português também foi ao Mundial da Rússia (2018) como o vencedor da última Bola de Ouro até o início daquela competição.

Fonte: Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.