Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça a doença de pele que causa vermelhidão, coceira e descamação

Pessoas que sofrem da doença, geralmente, são vitimas de preconceito

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma mancha avermelhada que pode descamar. Esse é o aspecto da psoríase, uma doença de pele que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade. Estima-se que 30 a 40% dos casos estão ligados a tendências genéticas para desenvolver a doença. Contudo, ainda não há uma causa determinante do quadro. 

A dermatologista, Renata Figueira, menciona os principais sinais da patologia. “Ela é uma doença que provoca manchas na pele de cor vermelha – pode ser placas lesões um pouco maiores – com muita descamação. Ou seja, fica soltando ‘pelinha’. E essa descamação pode ser tanto de cor branca como prateada. É muito localizada nos cotovelos e nos joelhos. Embora também pode ocorrer no couro cabeludo ou em outras localizações. As unhas também podem ser afetadas e as lesões podem coçar, quando for mais grave elas podem doer e a pele ficar mais ressecada”.

O aspecto das lesões por vezes faz com que pessoas que convivem com psoríase sejam vítimas de preconceito. O autônomo Samuel Marques, de 48 anos, convive com a psoríase palmo-plantar – ou seja, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés - há doze anos e por doze anos convive com olhares preconceituosos.

“Principalmente a minha por ser na palma da mão, quando você vai cumprimentar alguma pessoa ela já logo olha e vê a lesão. E muitos acham que é uma lesão que pega através de contato. Mas hoje, assim, as pessoas ao meu redor – amigos e conhecidos – não têm tido nenhum tipo de problema em relação a preconceito”, explicou. 

A psoríase não é contagiosa. Até o momento, não existe cura para a doença. Porém, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores as chances de controlar as lesões. Ao surgirem sinais de coceira, vermelhidão ou descamação nas mãos, pés, cotovelos ou outras regiões, procure uma Unidade de Saúde para que o encaminhamento necessário seja feito. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.