Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça os alimentos que previnem as doenças cardiovasculares

Chocolate amargo 70% reduz a pressão arterial sendo um aliado no combate a doenças cardíacas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As doenças cardiovasculares ainda estão entre os principais motivos de mortes no Brasil e no mundo. E a população precisa estar em alerta com os cuidados necessários com um dos órgãos mais importantes do corpo humano. E umas das melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares é por meio de uma alimentação saudável, rotina de exercícios e visitas periódicas ao cardiologista. 

E ao falar dos alimentos, existentes aqueles que são altamente indicados para prevenir doenças cardíacas. Na lista, duas algas vêm recebendo destaque: a clorela, microalga de água doce que, entre vários benefícios, ajuda a reduzir o colesterol e proteger o coração; e a spirulina, alga que melhora vários aspectos da saúde, incluindo prevenção das doenças do coração. 

A especialista em produtos naturais e orgânicos, Amabile Biancardi informa sobre as algas. "Aspirulina é consumida tanto em cápsulas quanto em granel, geralmente antes das principais refeições, mas não deve ser ingerida durante a gravidez, lactação e por crianças. Já a clorela é usada na forma de comprimidos de suplemento alimentar. São produtos que, se utilizados em sintonia com uma boa alimentação e exercícios, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e até no emagrecimento", comentou. 

Além das algas, outros alimentos, mais comuns, também podem reforçar os cuidados com o coração. São os casos do chocolate amargo com 70% ou mais de cacau; frutas vermelhas; nozes; azeite, abacate e aveia, entre outros.

Publicidade

“Bons hábitos alimentares podem trazer muitos benefícios para a saúde física e mental do ser humano no decorrer dos anos, garantindo longevidade e uma melhor qualidade de vida”, complementa Biancardi.

Confira a lista de alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças cardíacas

Publicidade

Abacate: contém gordura monoinsaturada e pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom do organismo.

Aveia: possui ácidos graxos, ácido fólico e potássio. É um alimento rico em fibra e pode reduzir o colesterol ruim, ajudando a manter as artérias limpas e desobstruídas.

Publicidade

Azeite: com gorduras monoinsaturadas, reduz o colesterol ruim e o risco de desenvolver doenças cardíacas. O extra-virgem ou derivados do virgem, que são os menos processados, são mais recomendados.

Chocolate amargo: Com 70% ou mais de teor de cacau, ele é indicado para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, pois reduzem a pressão arterial, só não vale exagerar. Um pequeno pedaço por dia é suficiente.

Clorela: a microalga pode ser encontrada na forma de extrato, pó, tabletes ou cápsulas, e traz vários benefícios para a saúde, entre eles reduzir o colesterol, protegendo o coração.

Frutas vermelhas: amoras, framboesas, morangos e outras frutas vermelhas são anti-inflamatórias e reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer.

Nozes: Ricas em ômega-3, possui gordura mono e poli-insaturada. Além disso, é rica em fibras e grande fonte de gordura saudável, por isso um ótimo alimento para o coração.

Spirulina: alga verde azulada que contém alta concentração de proteínas, fibras, ferro, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes. Ajuda a controlar a hipertensão e prevenir doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.