Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho Municipal de saúde aprova processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares

Com a iniciativa o hospital terá condições de utilizar todo seu potencial, disponibilizar mais especialidades e ampliar o número de leitos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Conselho Municipal de Saúde de Linhares aprovou o processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares – HGL. A resolução foi deliberada em reunião extraordinária do conselho, realizada neste sábado, dia 22. A estadualização dará condições ao HGL em utilizar todo seu potencial, disponibilizar mais especialidades e ampliar o número de leitos dos atuais 90 para 152. Além disso, o hospital vai se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, duplicando a oferta de leitos intensivos adultos.

“O conselho aprovou o processo de estadualização do hospital por entender que com a iniciativa, o valor investido na rede hospitalar por parte do município será direcionado para atenção básica, favorecendo a população que vai receber um atendimento em saúde cada vez mais próximo e de maior qualidade”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Itamar Teixeira.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, com a estadualização do HGL será possível ampliar e reaparelhar a unidade hospitalar. "Com a estadualização o HGL passará a atender as especialidades de Média e Alta Complexidade e o município vai concentrar seus investimentos apenas com a atenção básica de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado a população de Linhares", disse.

Com a estadualização, o HGL deverá se integrar gradualmente como suporte hospitalar das linhas de cuidado implantadas na unidade da Rede Cuidar em Linhares, que será inaugurada este ano, aumentando a oferta de consultas e exames; reduzindo o tempo de espera para consultas e exames; oferecendo um atendimento personalizado e humanizado; integrando as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo assim um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Publicidade

HGL

O Hospital Geral de Linhares é um hospital próprio sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, possui 90 leitos, pronto-socorro 24 horas, que realiza média de 20 mil atendimentos/mês, 250 mil atendimentos/ano. O custeio do hospital demanda gastos de quase R$ 40 milhões por ano, sendo que R$ 28 milhões são com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

Publicidade

Linhares

O município de Linhares é um dos principais polos de saúde do Norte do Espírito Santo. Sua população atual é de aproximadamente 167 mil habitantes.

É referência para a maioria dos 32 municípios que compõem as Regiões Central e Norte de saúde (mais de 1 milhão de habitantes), nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas. Conta com leitos de terapia intensiva, pediatria e adulto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.