Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Construções vizinhas de prédio que desabou em Vitória apresentam problemas estruturais, diz Crea

A obra realizada no local chegou a ser embargada pela prefeitura, por acontecer de forma irregular

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A estrutura dos prédios vizinhos ao local onde foi registrado um desabamento em Vitória, apresenta problemas estruturais, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). Uma das construções foi realizada sem a colocação de colunas para sustentação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias

Após o desabamento, ocorrido no domingo (25), representantes do Crea-ES estiveram, na manhã desta segunda-feira (26), no local. Ao averiguar a situação de prédios laterais, foram constatadas irregularidades.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

"O que nos preocupa é que o imóvel ao lado (do desabamento) não tem colunas. Pilares são inexistentes. São apenas tijolinhos, uma estrutura antiga e não tem as colunas. O risco é independentemente da queda do imóvel ao lado. No outro lado, tem colunas, mas existem rachaduras nas laterais. Não tem como garantir que a marquise está segura. Tem ar condicionado com risco de queda", explicou o Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti.

Publicidade

Segundo o profissional, uma interdição não pode ser realizada pelo Crea, que apenas notifica da Defesa Civil do município com o laudo da vistoria. Ele explica que algumas medidas podem ser tomadas.

"Nossa recomendação é que se isole as passagens dos pedestres e que os donos dos imóveis contratem responsáveis para verificar e garantir segurança dos usuários. Vamos comunicar à Defesa Civil para direcionar quais ações serão feitas", disse.

Publicidade

Obra chegou a ser embargada

Segundo a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Anna Cláudia Dias Peyneau, na última semana, a obra chegou a ser embargada pela prefeitura por estar acontecendo de forma irregular. No entanto, pelo adiantar dos serviços, foi dada a autorização para retirada de uma viga.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

"A reforma foi constatada pelo município na semana passada e o município chamou os proprietários e responsáveis para apresentarem um responsável técnico pela obra e se regularizar. A obra foi embargada, sendo autorizado que o proprietário fizesse serviços que mitigassem os riscos. Esse serviço foi feito ontem (domingo), sobretudo a retirada da marquise", disse.

Publicidade

A secretária afirmou que a Defesa Civil esteve no local e, numa análise preliminar, constataram risco iminente do que restou da obra e dos imóveis laterais. A Defesa Civil ainda não emitiu um posicionamento oficial.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Trabalhador ficou ferido no desabamento

No domingo, após o desabamento, a secretária também confirmou à reportagem do Folha Vitória que um homem que trabalhava na demolição da marquise acabou sendo atingido durante a queda da estrutura do imóvel.

"Era um operário, que estava trabalhando na obra. Ele teve ferimentos leves. A Defesa Civil esteve no local, averiguando o que aconteceu", resumiu. 

Leia também: Terceira Ponte é interditada para resgate. Veja rotas alternativas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.