Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cresce número de pacientes que usam aparelho ortodôntico depois dos 40 anos

Estima-se que quase metade das pessoas que usam alinhadores atualmente tem mais de 30 anos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Usar aparelho ortodôntico depois dos 40 anos tem sido cada vez mais comum. Estima-se que quase metade das pessoas que usam alinhadores atualmente tem mais de 30 anos. 

"Muitas pessoas não conseguiram fazer o tratamento mais cedo e optaram por fazê-lo agora. A tecnologia conseguiu reduzir os custos e facilitou a estética do sorriso. Também existem casos de pessoas que chegaram a fazer o tratamento quando eram mais jovens, mas tiveram alguma movimentação ou recidiva com o passar dos anos”, destacou a especialista em radiologia odontológica Márcia Gabriella Barros.

O desenvolvimento da tecnologia trouxe ainda opções de tratamentos que atraem o público adulto, como os alinhadores transparentes. “Eles são quase imperceptíveis e trazem o mesmo resultado que os tradicionais. Sem dúvida, é uma opção que tem atraído muitas pessoas que buscam um sorriso mais bonito e que preferem um modelo discreto”, completou. 

Saúde bucal no Brasil 

Publicidade

Quando o assunto são os cuidados com os dentes, o Brasil registra dados alarmantes. Segundo um estudo realizado pela Edelman Insights, 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. “A saúde bucal merece atenção especial já na primeira dentição. É fundamental escovar os dentes das crianças após as principais refeições e antes de dormir, sempre com movimentos circulares para massagear a gengiva”, ressalta Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Cuidado com a saúde bucal das crianças! 

Publicidade

É comum ouvir que os dentes de leite não precisam de cuidados. No entanto, a perda do dente antes do tempo correto pode prejudicar a mastigação, a fala, dificultar a pronúncia de algumas palavras e atrapalhar o nascimento da dentição definitiva.

Cada período requer um tipo de cuidado. No caso dos bebês de até 6 meses, é aconselhável fazer o uso de cremes dentais indicado para a idade. E para criar o bom hábito da escovação regular, é importante oferecer às crianças produtos que, além de eficientes, sejam divertidos e com sabor agradável.

O cuidado com a saúde bucal da criança também inclui o gel dental e na primeira fase da dentição, a quantidade deve ser bem pequena. O gel dental sabor morango, não possui flúor em sua formulação, ajudando na prevenção da fluorose (manchas brancas nos dentes causada pelo excesso de ingestão do flúor na primeira infância). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.