Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa Civil enviará alertas de desastres pelo celular em fevereiro

Defesa Civil enviará alertas de desastres pelo celular em fevereiro

Folha Vitória|

Os órgãos da Defesa Civil estadual e municipal estão orientados a fornecer informações mais detalhadas e a tirar dúvidas da população
Os órgãos da Defesa Civil estadual e municipal estão orientados a fornecer informações mais detalhadas e a tirar dúvidas da população Os órgãos da Defesa Civil estadual e municipal estão orientados a fornecer informações mais detalhadas e a tirar dúvidas da população

Foto: Divulgação

A Defesa Civil começará a enviar mensagens por SMS em fevereiro, com alertas e orientações sobre riscos de desastres naturais em municípios brasileiros. O projeto ainda é piloto e atenderá, inicialmente, 20 municípios de Santa Catarina selecionados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (MI).

Após a fase de testes, que terá duração de quatro meses, o serviço vai beneficiar todas as cidades do País. Os alertas são gratuitos e serão disponibilizados para todos os usuários cadastrados pelas operadoras de telecomunicação. O recebimento das mensagens é opcional.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de defesas civis nos Estados.

Publicidade

O cadastramento dos usuários em Santa Catarina terá início no dia 1º de fevereiro e as notificações de desastres serão enviadas a partir do dia sete do mesmo mês. Para ter acesso, é preciso cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) que deseja ser monitorado no banco de dados das prestadoras do serviço móvel pessoal, pelo número 40199. É possível realizar o cadastro de mais de um CEP.

Ao fim do registro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber, nem enviar as mensagens.Os órgãos da Defesa Civil estadual e municipal estão orientados a fornecer informações mais detalhadas e a tirar dúvidas da população.

Publicidade

Passo a passo do sistema

Cadastro: para realizar o cadastro envie os CEPs de interesse para 40199

Publicidade

Consulta: para consultar os CEPs cadastrados envie a palavra CONSULTAR para o número 40199

Cancelamento: para cancelar o serviço envie CANCELAR e o CEP, sem espaços ou hífens, para 40199

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.