Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em quatro meses, quase 2 mil casos de crimes contra o comércio foram registrados no ES

Para tentar frear esse tipo de ação criminosa contra os estabelecimentos comerciais capixabas, o Governo do ES vai criar de uma nova delegacia

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Seis comércios foram alvos de crimes durante a noite de quarta-feira (17) e madrugada desta quinta-feira (18) na Grande Vitória. Quatro deles ocorreram no município de Vitória e os outros dois em Cariacica. 

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), entre os meses de maio e agosto deste ano, foram registradas 1.941 ocorrências de roubos e arrombamentos de estabelecimentos comerciais no Estado.

De acordo com a Fecomércio, durante todo o ano passado, período em que o Estado viveu uma intensa crise na segurança com a paralisação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), ocorreram 3.521 ocorrências desse tipo.

Os crimes

Publicidade

Em Cariacica, uma família e outras duas pessoas foram feitas reféns durante um assalto em uma loja de eletrodomésticos da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. O crime aconteceu na noite desta quarta-feira, no momento em que o estabelecimento estava sendo fechado. O gerente informou que os criminosos levaram 20 telefones celulares, 10 tablets e 5 televisores. Após o crime, eles fugiram pela porta dos fundos da loja, onde um carro com dois ocupantes já aguardava para a fuga.

Ainda em Cariacica, durante a madrugada, uma mercearia foi arrombada pela segunda vez em menos de 30 dias. Os criminosos levaram doces, chinelos, panelas, caixas de cadeado e lâmpadas. No primeiro crime, os indivíduos levaram um notebook, dinheiro e celular. De acordo com os proprietários, os prejuízos das duas ocorrências podem chegar a R$ 10 mil.

Publicidade

Já em Vitória, dois vidros de uma funerária localizada na Avenida Vitória, na altura do bairro forte São João, foram quebrados. O proprietário da funerária explicou que estava no local no momento do ato de vandalismo. Ele falou que um veículo passou na rua e de dentro dele saiu objeto que quebrou a porta.

Também na Avenida Vitória e no bairro Forte São João, um imóvel disponível para aluguel teve os vidros quebrados. Ainda, uma concessionária foi danificada da mesma maneira em mais um ato de vandalismo. A suspeita é que os autores dos três casos sejam as mesmas pessoas, pela semelhança no modo de agir.

Publicidade

Ainda na capital, uma loja de móveis e eletrodomésticos na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, também foi alvo da ação de criminosos. Três homens teriam tentado invadir o estabelecimento, forçando a porta de aço mas não obtiveram sucesso. Minutos depois da tentativa, chega a policia e um quarto indivíduo que, em atitude suspeita, tenta fugir pelas escadarias, mas é cercado pelos militares e se rende. No início do ano, o mesmo local chegou a ser arrombado. Na ocasião, os bandidos usaram um carro para entrar no local.

Nova delegacia

Para tentar frear esse tipo de ação criminosa contra os estabelecimentos comerciais capixabas, o Governo do Estado anunciou a criação de uma Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos no Comércio, viabilizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e pela Polícia Civil (PCES).

"Já foi decidido, o governo já autorizou e estamos elaborando a minuta de decreto que cria a delegacia. Essa ação colabora para a eficiência das investigações e para o aumento da resolutividade desses crimes. Será um reforço na estrutura para que tenhamos condições de investigar esses crimes", fala o secretário Segurança Pública, Nylton Rodrigues.

De acordo com o secretário, ainda não é possível afirmar como serão conduzidos os trabalhos na delegacia, pelo fato de o foco ainda estar na criação da minuta. "Não temos informações de onde será instalada a delegacia ou de como será montado o efetivo de policiais. Mas queremos que a delegacia seja criada", comenta Nylton.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.