Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em um mês de racionamento, água economizada daria para abastecer a Serra por quase 40 dias

Em um mês de racionamento, água economizada daria para abastecer a Serra por quase 40 dias

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2 Folha Vitória - Cidades 2

Foto: Divulgação

Após um mês do início do plano de contingência no abastecimento de água para a Grande Vitória foram economizados 1,65 bilhão de litros de água, suficiente para abastecer a cidade de Serra por 37,5 dias, ou 90 mil residências por um mês. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Segundo a companhia, o rodízio permanece em vigor nas regiões abastecidas pelo Rio Santa Maria da Vitória - todo o município da Serra, parte de Cariacica, região continental de Vitória e em Praia Grande, Fundão. Já nas áreas atendidas pelo Rio Jucu - municípios de Vila Velha e Viana, Ilha de Vitória e em parte de Cariacica - o fornecimento de água está sendo realizado regularmente pela Cesan.

Na quarta-feira (19), devido a uma queda na vazão do Rio Santa Maria da Vitória – ocorrida no último fim de semana – a Cesan precisou interromper o abastecimento no mesmo dia para as áreas que são abastecidas pelo manancial

Publicidade

Por causa dessa queda de nível, foi necessário realizar uma manobra operacional na barragem de Rio Bonito, que está sendo utilizada para regular a vazão do Rio Santa Maria da Vitória. De acordo com a Cesan, a medida deve surtir efeito nas próximas 24 horas e o abastecimento volta a ser realizado em sistema de rodízio.

Economia de água

Publicidade

Ao todo, desde o início da operação do plano de contingência, a Cesan obteve uma redução de 18% no consumo de água no sistema Santa Maria da Vitória. Com o plano de contingência, aliado à economia feita pela população, a companhia tem conseguido controlar o nível da Represa Rio Bonito, que se mantém em 25% do seu volume. 

O rodízio no abastecimento de água no Sistema Santa Maria da Vitória abrange uma população de 580 mil pessoas, residentes em 156 bairros. Ao todo, são 193.445 unidades consumidoras na Grande Vitória. 

Publicidade

Para operar o rodízio, a Cesan agrupou os bairros em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região tem o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Passadas 24 horas de interrupção, o sistema pode retornar ao normal em até 24 horas.

Nas áreas abastecidas pelo Rio Jucu, o rodízio no abastecimento foi suspenso no último dia 7 e se mantém sob monitoramento contínuo. A medida foi tomada pela Cesan devido à melhora nas condições do rio, o que permitiu o abastecimento regular, reduzindo o impacto para a população, principalmente no fornecimento de água para hospitais, postos de saúde e escolas. Porém, a Cesan alerta a população sobre a gravidade da situação e solicita a redução do consumo em decorrência do risco de piora do cenário.

Entre sexta-feira (21) e sábado (22), o abastecimento será interrompido em 32 bairros da Serra: Barro Branco, Belvedere, Caçaroca, Campinho Da Serra I, Campinho Da Serra II, Cascata, Cidade Pomar, Colina da Serra, Continental, Divinópolis, Jardim Bela Vista, Jardim da Serra, Jardim Guanabara, Jardim Primavera, Maria Niobe, Nossa Senhora da Conceição, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Palmeiras, Parque Residencial Mestre Álvaro, Pitanga, Planalto Serrano, Residencial Centro da Serra, Santo Antônio, São Domingos, São Judas Tadeu, São Lourenço, Sao Marcos I, Sao Marcos II, Serra Centro, Vista da Serra I e Vista da Serra II.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.