Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem digital: pouco mais de 400 candidatos no ES participam da segunda etapa no domingo

Dessa vez, serão aplicadas questões de matemática e ciências da natureza. No primeiro dia de provas, o índice de abstenção no estado foi de 64%

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Pouco mais de 400 estudantes no Espírito Santo devem fazer as provas da segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital, que será realizada no próximo domingo (7). Dessa vez, serão aplicadas questões de matemática e ciências da natureza.

Na primeira etapa do Enem digital, ocorrida domingo passado, chamou a atenção o alto índice de abstenção. No Espírito Santo, dos 1.283 inscritos, 825 não foram fazer a prova, o que representa 64,3% do total.

O índice de abstenção em todo o Brasil foi ainda maior. Dos cerca de 93 mil candidatos que se inscreveram para fazer o exame, apenas 34.590 (31,9%) foram aos locais de prova e 58.489 (68,1%) faltaram.

Nas provas presenciais, ocorridas em janeiro, o número de candidatos faltosos também foi alto. No Espírito Santo, o índice de abstenção ficou em 52,5%, no primeiro dia, e 57,7%, no segundo. No Brasil, foi de 51,5% e 55,3% no primeiro e segundo dia, respectivamente.

Publicidade

>> Participantes do Enem digital com coronavírus podem pedir reaplicação

Mesmo com a alta abstenção, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, considerou a experiência válida, por se tratar da primeira vez. Segundo Alexandre Lopes, o objetivo do órgão é fazer com que o Enem seja 100% digital até 2026.

Publicidade

O Enem digital utilizou cerca de 93 mil computadores. O presidente do Inep relatou que um dos servidores atrasou a transmissão da prova para um grupo de inscritos, que acabou não fazendo o exame. 

Além disso, também não teve prova no Amazonas e no Instituto Federal de Tecnologia do Amapá, devido a problemas no local do exame. Nesses casos, os inscritos vão participar da reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.