Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda por que o coronavírus e o tabagismo são uma combinação perigosa à saúde

Tabagismo pode gerar complicações em casos de covid-19. Médica alerta que até mesmo o cigarro eletrônico pode acelerar os casos graves do novo coronavírus

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em tempos de pandemia é muito importante o alerta que o Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto, traz para a sociedade. A data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

De acordo com a médica pneumologista Jéssica Polese a partir do surgimento do novo coronavírus, os fumantes precisam estar mais atentos aos riscos que correm ao contrair o vírus. “Como todos já sabem o vírus afeta os pulmões e deixa sequelas em que nós da classe médica ainda estamos nos informando, e estudando para um melhor tratamento para reabilitar o órgão. Assim, para quem é fumante o risco de contrair a doença e ter um quadro mais grave é um fator alarmante, por conta do tabaco ser responsável por diversas doenças crônicas, respiratórias, além do câncer do pulmão”, ressalta Jéssica.

A preocupação da pneumologista é embasada em pesquisas. “Durante a pandemia, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, o consumo de cigarros aumentou entre quem já fuma. Entre os entrevistados, 34.3% que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia, seja pelo estresse, pela mudança na rotina, e um maior tempo ocioso em casa”, afirma Jéssica. “É uma situação que foge do nosso alcance porque realmente quem tem o vício é mais difícil de controlar e na atual situação apenas podemos esclarecer mais os perigos e dificuldades que esta população pode sofrer”, pontua Jéssica.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todas as doenças crônicas causadas por quem fuma, aumentam o risco de desenvolver complicações da infecção pela covid-19. “Para nós, o Dia Nacional de Combate ao Fumo serve para reafirmar que é preciso diminuir o consumo de cigarro em favor da vida. Para quem pensa em largar o cigarro e optar pelo eletrônico, a Organização Mundial de Saúde já alertou que o uso deste equipamento não é seguro. O cigarro eletrônico possui conservantes, partículas finas, traços de metais pesados e até substâncias cancerígenas, ou seja, faz mal como o cigarro original”, destaca Jéssica Polese, que lembra, que o ideal é diminuir o consumo e preservar a sua saúde e sua vida neste momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.