Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas municipais ganham mesas interativas em Cachoeiro

O objetivo é inovar as práticas da sala de aula e, consequentemente, a qualidade do ensino ofertado na educação infantil e no ensino fundamental, até o 5º ano

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Escolas municipais de Cachoeiro receberão 120 mesas digitais interativas para atender, em sua rede de ensino, alunos com idade entre 3 e 10 anos. Os equipamentos serão destinados a todas as escolas municipais e salas de recursos multifuncionais, onde estudantes com deficiência recebem atendimento educacional complementar.

As mesas, que devem chegar às unidades até o fim do mês de fevereiro, possuem tela sensível ao toque (touch screen), sistema operacional próprio e um conjunto de aplicativos educativos. O objetivo é inovar as práticas da sala de aula e, consequentemente, a qualidade do ensino ofertado na educação infantil e no ensino fundamental, até o 5º ano.

Essas ferramentas, esclarece a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, aliam os conteúdos curriculares à linguagem de game, envolvendo os estudantes em ambientes de aprendizagem que desenvolvem a lógica, a curiosidade, a reflexão, a argumentação, a capacidade de decisão e solução de problemas.

Esses recursos digitais, acrescenta ela, também favorecem a aprendizagem de alunos com deficiência e transtornos globais, atendendo ao proposto na Meta 4 do Plano Municipal de Educação. “A mesa possibilita a interação com objetos de aprendizagem, como jogos, quebra-cabeças, desafios e textos, por meio de ferramentas não convencionais, tela sensível ao toque”, explica.

Publicidade

“Outro aspecto fundamental, em se tratando das tecnologias da informação e do conhecimento, é o protagonismo do estudante, pois as ferramentas lhe possibilitarão a autoria por meio de situações que estimulam a criatividade”, avalia Cristina Lens.

Para trabalharem com esses recursos, os professores vão passar por capacitação, que será ofertada pela empresa fabricante das mesas, e vão receber, ainda, um manual impresso com fundamentação teórica, orientações metodológicas, descrição dos aplicativos com sugestões de uso e orientações pedagógicas inclusivas.

Publicidade

Conteúdos

Para a educação infantil, os aplicativos dialogam com os seguintes conteúdos: desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio lógico, letramento, contos infantis, animais, formas geométricas, cores, estações do ano, elementos socioculturais do cotidiano, classificação e ordenação, profissões, higiene pessoal, noção corporal, quantidades, desenho e pintura.

Publicidade

Já nas séries iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), as mesas digitais vão contar com aplicativos voltados para alfabetização, linguagem poética, vocabulário básico da Língua Inglesa, adição e subtração, operações simples de multiplicação, frações, corpo humano, História do Brasil, trânsito e sustentabilidade.

Por fim, para a educação inclusiva, além de todos esses recursos, as ferramentas terão softwares que complementarão, nas salas de recursos multifuncionais, as aulas regulares, proporcionando desafios que estimulam as funções mentais superiores, a autonomia e a autoestima, por meio de desafios associados ao desenvolvimento motor, cognitivo e psíquico, como classificar, identificar, interpretar, localizar, memorizar, nomear, ordenar, relacionar e traçar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.