Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Feira de educação gratuita 'EduCanadá' acontece na próxima quinta-feira

Estudantes de todo Brasil terão a oportunidade de falar com representantes de mais de 50 instituições de ensino do Canadá

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para compensar o distanciamento físico em decorrência da pandemia, o Governo do Canadá promoverá no Brasil sua tradicional feira de educação, a EduCanadá, em formato virtual e gratuito na próxima quinta-feira (24), das 16h às 20h. 

Estudantes de todo Brasil terão a oportunidade de falar com representantes de mais de 50 instituições de ensino do país, bem como representantes do Governo federal e de províncias, para planejar sua futura experiência de intercâmbio no destino preferido dos brasileiros. Na pesquisa da BELTA (Brazilian Educational & Language Travel Association), lançada no início de setembro, o Canadá voltou a despontar no topo da lista dos destinos escolhidos pelos brasileiros para estudar no exterior. É o 15º ano consecutivo que o país é eleito pelo público brasileiro como o melhor lugar para estudar.

Quem participar da EduCanadá Virtual Fair 2020 terá acesso à informações sobre todas as modalidades de ensino (idioma, high school, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos) e contato com representantes do governo do país e de algumas províncias para tirar dúvidas sobre os cursos disponíveis, o sistema educacional canadense e vistos. Em uma plataforma com design atrativo e muitas ferramentas de buscas, descritivos, fotos e vídeos, os estudantes terão ainda a possibilidade de quatro horas de interação online com as instituições e Governo do Canadá. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link http://www.educanadavirtual.com/brasil/feira

Na disputa de atributos no ensino internacional o Canadá sai na frente com muitos pontos a seu favor. O sistema educacional do país está ranqueado entre os melhores do mundo. Segundo o Times Higher Education 2020, 14 universidades canadenses estão entre as 300 melhores do planeta e seus diplomas e certificados são reconhecidos mundialmente. Ocupa a posição de líder em Qualidade de Vida e o segundo lugar em cidadania, de acordo com a U.S. News & World Report 2020. É o 6º país mais pacífico do mundo e o número um entre os países da América, diz a Global Peace Index 2019.

Publicidade

No quesito custo-benefício, também se destaca: em relação ao real, o dólar canadense chega a ser até 60% mais competitivo do que as moedas de outros países. Outro ponto ressaltado na pesquisa são as políticas que facilitam aos estudantes internacionais trabalhar enquanto cursam um programa de educação superior. No Canadá é possível trabalhar dentro do campus e até 20 horas por semana fora da instituição de ensino durante o período de aulas e 40 horas durante as férias. Além disso, alguns programas também são elegíveis para o visto de trabalho pós-graduação, que permite ao estudante obter experiência profissional depois de terminar seu curso.

“A feira oficial de estudos do Canadá, EduCanadá, é uma excelente oportunidade para os brasileiros que planejam estudar fora do país de conversar com representantes das instituições educacionais canadenses e aprender mais sobre seus programas. O Canadá é reconhecido mundialmente pela qualidade do ensino, os custos muito acessíveis, a possibilidade de estudar em inglês ou francês e de ter uma experiência multicultural. E isso acontece em um país seguro, com infraestrutura e tecnologia de ponta, além de acesso a um magnífico cenário natural. O Canadá tem muita experiência em receber alunos estrangeiros. Somente no ano passado, as instituições de ensino canadense receberam mais de 620 mil alunos estrangeiros, sendo 40.000 brasileiros. E isso não surpreende, pois pelos últimos 15 anos consecutivos o Canadá é o destino preferido de estudos dos brasileiros, de acordo com o estudo anual da Belta”, afirma a embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May.

Publicidade

Na pesquisa da BELTA, realizada com 2.837 estudantes e 534 agências de viagens de 22 estados, de dezembro de 2019 a março deste ano, por meio eletrônico, a experiência multicultural está entre os quesitos destacados pelos brasileiros para definir o Canadá como lugar para viver o sonho de morar fora do país de origem. Com 37,9 milhões de habitantes, o segundo maior país do mundo em extensão territorial é oficialmente bilíngue, então existe a possibilidade de estudar em inglês ou francês no país. No recorte sobre o impacto da pandemia no setor de intercâmbio, o Canadá se mantém em primeiro lugar no interesse dos brasileiros que responderam a pesquisa. O país também foi destacado como referência em protocolos e medidas de apoio aos estudantes.

O Canadá segue na linha de frente entre os países de maior interesse dos intercambistas (79,5%), seguido pelos Estados Unidos e Reino Unido. A maior parte dos 498 estudantes brasileiros que responderam a pesquisa nacional Selo BELTA 2020 sobre o impacto da pandemia no intercâmbio se mantêm firmes nos planos de estudar fora do Brasil nos próximos anos e 100% deles disseram que preferem assistir aulas presenciais do que acompanhar o conteúdo on-line do seu país de origem. Os estudantes estão otimistas e acreditam que já no segundo semestre de 2021 poderão arrumar as malas para a tão sonhada viagem de estudos. Embora apenas 13% dos entrevistados tenham desistido de viajar a curto prazo, as agências pesquisadas estão enfrentando uma queda de 46% em suas vendas. Eles acreditam no retorno à normalidade somente após o início do surgimento da vacina.

Publicidade

O país que lidera rankings internacionais de qualidade de educação e de vida está na liderança, ao lado da Nova Zelândia, como uma das principais referências de competência em protocolos de controle da pandemia (85,7%), segurança sanitária e infra-estrutura adequadas para recepção de estudantes internacionais em um futuro próximo, além de recursos tecnológicos ajustados às exigências de aulas em formato híbrido (online+presencial).

Para aliviar o impacto da pandemia sobre os estudantes internacionais, as diferentes esferas de governo no Canadá, assim como as instituições acadêmicas, colocaram em vigor diversas medidas, que incluíram desde mudanças no processamento de vistos e implementação de regras mais flexíveis para o post-graduation work permit, até o auxílio financeiro para algumas categorias de estudantes afetadas pela crise.

Os estudantes internacionais que permanecem no Canadá podem solicitar a renovação de sua autorização de estudos e continuar a estudar e trabalhar enquanto a renovação de seu status está sendo processado. Aqueles que possuíam uma permissão de estudos válida concedida antes ou em 18 de março de 2020, podem viajar para o Canadá, desde que demonstrem aos oficiais do Serviço de Fronteiras que sua viagem não é discricionária. Mais informações sobre restrições de viagem ao Canadá e exceções estão disponíveis no site oficial do Governo: https://travel.gc.ca/covid-19-travel

Mais informações sobre educação/pandemia no Canadá: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2020/08/facilitative-measures-to-support-international-students-affected-by-the-covid-19-pandemic.html

SERVIÇO

O QUE: Feira Virtual EduCanadá 2020

QUANDO: 24 de setembro, quinta-feira

HORA: Das 16h às 20h

QUEM PROMOVE: Governo do Canadá

INSCRIÇÃO: gratuita pelo link http://www.educanadavirtual.com/brasil/feira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.