Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golpe do nudes: criminosos usam fotos de jovens para atrair vítimas

Em um dos casos, uma das vítimas relatou que recebeu imagens do próprio delegado da DP de Mimoso do Sul como se fosse responsável pelo suposto menor de idade

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Delegacia de Polícia (DP) de Mimoso do Sul registrou cinco ocorrências relatando a prática do chamado “golpe do nudes” nos últimos dias. Neste tipo de golpe, os criminosos atraem homens mais velhos, por meio das redes sociais, utilizando fotos de mulheres jovens para chamar a atenção das vítimas, iniciando uma conversa. 

De acordo com a polícia, na medida em que a conversa evolui, os golpistas passam a trocar fotos íntimas. Moradores do município foram até a delegacia depois de caírem no golpe e sofrerem extorsão por parte de bandidos que moram em outros estados.

“Em seguida, o homem, vítima do golpe, passa a receber ligações dos supostos pais da jovem ou de falsos policiais civis, tanto agentes quanto delegados, que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente. Na extorsão, os falsos familiares exigem valores para não denunciar à polícia ou se identificam como delegados, na tentativa de arquivar os supostos inquéritos”, explicou o titular da delegacia de Mimoso do Sul, delegado Romulo de Carvalho Neto.

O delegado ressaltou ainda que os suspeitos usam de artifícios para conseguir o dinheiro das vítimas. Entre as estratégias, eles se passam por policiais civis, usam falsas delegacias e até falsas vítimas menores de idade. 

Publicidade

“A orientação é que a vítima não deposite nenhum valor na conta de qualquer pessoa que tente extorqui-la e que procure imediatamente uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência. As pessoas também devem redobrar os cuidados na utilização de redes sociais, pois uma vez enviada uma fotografia, dificilmente poderá ser apagada da internet”, destacou o delegado.

Segundo a polícia, este tipo de golpe vem sendo registrado em todo o Brasil. Em setembro de 2021, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul desmantelou uma quadrilha especializada neste crime que tinha base naquele estado. 

Publicidade

Os casos registrados em Mimoso do Sul serão encaminhados para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul para que sejam incluídos na mesma investigação.

Algumas vítimas relataram na Delegacia que receberam mensagens atribuídas ao próprio delegado, inclusive com o uso de uma fotografia do titular da DP de Mimoso do Sul, provavelmente obtida na internet. 

O caso foi registrado e comunicado à Corregedoria da Polícia Civil, para que possam ser iniciadas investigações sobre quem usou indevidamente a imagem da autoridade policial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.