Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guarapari ganha mais um canal para defesa dos direitos dos consumidores

No site consumidor.gov.br a reclamação é registrada e a empresa tem 10 dias para a resposta

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os moradores de Guarapari ganharam uma nova ferramenta para resolver seus problemas de consumo. De forma virtual, através do site consumidor.gov.br, o reclamante pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Com a resposta, o reclamante tem até 20 dias para informar se sua reclamação foi resolvida ou não. Caso não seja possível resolver a reclamação por meio site, o consumir deve recorrer às defensorias públicas, juizados especiais cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

A principal inovação do novo canal é a possibilidade de um contato direto entre consumidores e empresas, dispensada a intervenção do poder público. Uma forma de buscar a solução de um jeito mais rápido, gratuito e sem burocracia.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

De acordo com a gerente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Guarapari, Luciana Jabaraí o site não substitui o serviço prestado pelo órgão, que continua atendendo normalmente os consumidores por meio dos canais tradicionais. “Até no computador daqui do Procon realizamos esse tipo de atendimento online. Depois deixamos o código com o consumidor e ele vai acompanhando em casa para ver a resposta e qual o procedimento deve tomar. Quando tem que marcar audiência, aí é conosco e de forma presencial”, explicou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.