Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hábito de coçar os olhos pode prejudicar a visão

O ceratocone atinge uma em cada 20 mil pessoas no Brasil, sendo a principal causa do transplante de córneas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

São vários os problemas de visão que podem surgir quando coçamos os olhos. Isso porque a mão pode levar bactérias e vírus para as vistas, desenvolvendo diversas doenças infecciosas, como a conjuntivite bacteriana. Além disso, em pacientes pré-dispostos, doenças graves como o ceratocone podem surgir.

De acordo com a médica Caroline Caliari, a coceira ocular pode sinalizar um quadro alérgico que precisa ser tratado adequadamente, pois pode indicar uma alergia, mas também pode ser sinal de alerta para doenças mais sérias, como o ceratocone, que acontece quando há um afinamento progressivo da córnea, que se deforma lentamente assumindo a forma de um cone, por isso o nome.

A doença muda a estrutura da córnea, deixando-a mais fina e curvada. Ela ocorre pela junção dos fatores: genética e impacto do ambiente, sendo coçar os olhos o principal deles.

O ceratocone acontece em diferentes estágios e é manifestado pela presença de miopia e astigmatismo nos olhos, fazendo com que seja comum que muitas pessoas tenham o problema e não saibam disso. “A doença é identificada durante a visita ao oftalmologista. Em casos extremos pode inclusive haver indicação para transplante de córnea”, disse a médica.

Publicidade

“Apesar de a doença ser multifatorial e que além dos fatores ambientais e genéticos pode haver associação com diversas condições oculares e sistêmicas, como a ceratoconjuntivite vernal, a dermatite atópica, a retinose pigmentar, a síndrome de Down e outras, hoje sabemos que um dos maiores fatores etiológicos sugeridos na gênese do ceratocone é o frequente ato de coçar os olhos”, frisou.

De acordo com Caliari, quando os olhos começarem a coçar, uma medida indicada e que alivia o problema é lavar os olhos com água ou fazer compressas frias. Nos casos mais sérios, antialérgicos podem ser receitados por profissionais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.