Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inverno termina com frente fria e primavera será marcada por chuvas causadas pela La Niña

A nova estação começa nesta terça-feira e a previsão é de que haja fenômeno na virada de setembro pra outubro

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A terça-feira (21), é marcada pelo fim do inverno no Hemisfério Sul do planeta, onde está o Brasil. A estação registrou baixas temperaturas em diversas regiões do Espírito Santo. Neste último dia da estação, a previsão é que uma frente fria avance em direção ao Estado.

De acordo com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o avanço desta frente pode provocar um aumento de nuvens, com possibilidade de chuva fraca na região Sul e nos trechos da região Serrana.

O vento fica acelerado no litoral, com possibilidade de rajadas entre o litoral sul e o metropolitano.

Na Grande Vitória, sol permanece entre poucas nuvens e não há expectativa de chuva. Vento moderado no litoral, com possibilidade de algumas rajadas ao longo do dia. A temperatura fica com mínima de 21 °C e máxima de 33 °C.

Publicidade

Alerta de ondas de 5 metros

A Marinha do Brasil emitiu, nesta segunda-feira (20), um alerta de ventos que podem chegar a 75 km/h no litoral do Espírito Santo, nesta semana, o que deve provocar ondas de até 5 metros de altura.

Segundo a Marinha, os fortes ventos são causados pela aproximação de um sistema fronta. Tal fenômeno deve acontecer entre a madrugada desta terça (21) e a manhã de quinta-feira (23).

Publicidade

Ainda de acordo com o alerta, esses ventos poderão ocasionar agitação marítima, em alto-mar, com ondas de direção sudoeste a sudeste, com até 5 metros. A previsão é que isso ocorra entre a madrugada de quarta-feira (22) e a manhã de sexta-feira (24).

Primavera com La Ninã

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na quarta-feira (21), a primavera começa e, com ela, um novo evento da La Niña. De acordo com o clima tempo, os principais centros de monitoramento do clima global apontam que este fenômeno acontecerá na virada de setembro para outubro.

Publicidade

De acordo com meteorologistas, um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão. Sua influencia deve permanecer durante ambas estações. 

Como fica o clima na região do ES

No primeiro dia da Primavera, o avanço de um sistema frontal pode provocar um aumento da instabilidade no Espírito Santo. De acordo com o Incaper, a previsão é de chuva fraca nesta quarta-feira em todo o Estado ao longo do dia.

As temperaturas diminuem nas regiões do ES, e os ventos ganham força, com possibilidade de rajadas em alguns trechos do território capixaba.

Na Grande Vitória, há presença de muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia. Vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de algumas rajadas. A Temperatura fica com mínima de 20 °C e máxima de 28 °C.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.