Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça emitiu mais de 43 mil medidas protetivas para mulheres do ES em cinco anos

O poder judiciário está realizando uma ação como o ônibus rosa para atender mulheres vítimas de violência no Espírito Santo

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Cerca de 43,7 mil medidas protetivas para mulheres foram expedidas pela Justiça nos últimos cinco anos no Espírito Santo. Para aproximá-las do poder judiciário, o ônibus rosa volta atender a população em Vila Velha.

O Dia Internacional da Mulher é mais uma data de luta e resistência do que de celebração. Os números mostram que ainda há muito a se avançar para combater a violência contra elas.

Em 2021, segundo a Secretária de Segurança Pública (Sesp), o Estado registrou o maior número de assassinato de mulheres em cinco anos. Foram 106 casos de homicídios dolosos e feminicídios registrados. 

Em 2020, o número também foi alto: 101. Em 2019, foram registrados 89 casos. Já em 2017 e 2018, foram 93 ocorrência em cada ano. 

Publicidade

Um levantamento do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) aponta que o número de medidas protetivas emitidas no Estado é alto. Somente em 2021, foram quase 10 mil.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Ações ajudam mulheres vítimas da violência no ES

Os dados, no entanto, não conseguem mensurar quantas mulheres não têm coragem de buscar ajuda. Para tentar auxiliar quem tem medo ou vergonha de denunciar a violência, o TJES está realizando uma ação com o ônibus rosa para levar apoio e orientações às mulheres.

Publicidade

O ônibus rosa ficará em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha, até sexta-feira (11). O atendimento no local é realizado das 9h até 17h.

Para somar na luta contra a violência, o governo do Estado lançou, nesta terça-feira, um programa que permite monitorar de maneira mais precisa o cumprimento de medidas protetivas. Os agressores terão que utilizar tornozeleira eletrônica e, caso se aproximem da vítima, a polícia será imediatamente acionada.

Publicidade

"Nós, da Secretaria de Segurança Pública, monitoraremos, pela nossa sala, toda a vida de circulação desse homem e dessa mulher. E num momento em que esses aparelhos se aproximam, é o momento do alerta, em que nós seguimos severos protocolos para evitar que essa mulher seja vítima novamente desse agressor", destacou o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho.

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.