Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Língua de mulher fica peluda e escura após antibiótico; entenda caso

Condição é benigna, ou seja, não apresenta dano para a saúde. Segundo os médicos que atenderam a paciente, ela pode ocorrer como efeito...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma mulher de 60 anos chamou a atenção de médicos, após dar entrada em um hospital apresentando um quadro de língua pilosa negra. Trata-se de uma condição clínica benigna, ou seja, inofensiva para a saúde. Ela é causada pelo acúmulo de células mortas na superfície das papilas gustativas. São elas as responsáveis por detectar o sabor, a sensibilidade e as temperaturas.

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

No artigo, que foi publicado no portal de notíciais científico BMJ Case Reports, a paciente, que estava também com hepatite B, apresentava "hiperpigmentação cinzenta difusa em sua face, que não havia sido observada anteriormente".

Os médicos comentaram ainda que: "No exame de sua cavidade oral, uma mancha preto-acastanhada com proeminentes papilas linguais filiformes semelhantes a pelos cobria o dorso da língua e que era dolorosa".

Publicidade

O fato é que durante um ano e dois meses, a paciente passou por um tratamento quimioterápico, devido a uma câncer retal com metástase no fígado com as drogas panitumumabe, irinotecano e 5-fluorouracil.

Paralelo a esse tratamento, a mulher também tomava um antibiótico, minociclina, todos os dias. O objetivo, prevenir lesões de pele que poderiam surgir como reação ao panitumumabe.

Publicidade

Segundo os médicos, essa condição pode ocorrer como efeito colateral de vários medicamentos. Eles ainda ficaram em dúvida de qual dos dois medicamentos poderiam ter levado à essa situação: panitumumabe ou minociclina. A suspeita é de que o que possa ter levado à condição é o antibiótico por causa da pigmentação cinza difusa no rosto, característica do efeito colateral da minociclina. 

"...A minociclina fica preta quando oxidada e pode causar descoloração da pele. A pigmentação da pele induzida pela minociclina é um efeito colateral dose-dependente bem documentado, com incidência que varia de 3% a 15%", escreveram.

Publicidade

A mulher foi orientada a parar o antibiótico. Depois de seis semanas, a pigmentação do rosto e da língua "melhoraram acentuadamente".

*Com informações do R7

LEIA TAMBÉM: Dengue: ES tem 63 mil casos neste ano, 3 vezes mais que em 2022 inteiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.