Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 49 mil crianças são vacinadas contra sarampo e poliomielite no Espírito Santo

O público-alvo capixaba é composto por 201.833 crianças. A meta da Sesa é vacinar 95% destas crianças

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Foi realizado, neste sábado (18), o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em todo o país. No Espírito Santo, durante todo o dia, um total de 49.282 mil crianças com idade entre 1 ano a menores de 5 anos foram imunizadas contra essas doenças.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 119.282 doses da vacina contra a poliomielite, o que representa 59,10% de cobertura vacinal e 118.657 doses da vacina contra o sarampo, o que representa 58,79% de cobertura vacinal. Com esse percentual, o Estado é o 3º no Brasil em vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

No Espírito Santo, o público-alvo é composto por 201.833 crianças. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é imunizar pelo menos 95% desse total. A campanha nacional vai até o dia 31 de agosto.

Neste ano, a vacinação está sendo feita de forma indiscriminada, ou seja, mesmo as crianças que já estejam com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber as doses de reforço. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento.

Publicidade

Não há registro de casos de poliomielite no Estado. A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990, mas existem casos em países como África e Ásia, por isso, é fundamental manter alta a cobertura vacinal para evitar o retorno da doença no país. Quanto ao sarampo, não há casos autóctones (de transmissão dentro do território) da doença no Espírito Santo desde o ano 2000.

O sarampo pode acometer qualquer faixa etária, mas os surtos que acontecem no Norte do Brasil têm atingido principalmente crianças menores de 5 anos. Por ser o grupo que mais registra casos, a coordenadora Estadual de Imunizações da Sesa, Danielle Grillo ressalta a importância de manter a vacinação em dia para a prevenção de doenças, mesmo aquelas que foram eliminadas no Espírito Santo ou no Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.