Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestantes se reúnem no centro de SP em ato pelo passe livre no transporte

Manifestantes se reúnem no centro de SP em ato pelo passe livre no transporte

Folha Vitória|

São Paulo - Estudantes e ativistas se concentram na tarde desta quarta-feira, 26, nas imediações do Teatro Municipal, no centro de São Paulo, em novo ato pelo passe livre no transporte público da cidade. A Polícia Militar acompanha de perto os manifestantes, que devem percorrer ruas da região em um trajeto não divulgado publicamente.

Às 18 horas, o movimento não reunia mais de 50 pessoas e, com faixas estendidas na calçada, aguardava maior adesão. O grupo, que age com o lema "nenhum direito a menos, nenhum centavo a mais", acabou deixando as ruas no início deste ano após não conseguir reverter o aumento implementado desde janeiro.

Agora, eles iniciam uma nova jornada com reivindicações sobre o tema. A militante Letícia Cardoso, de 21 anos, disse que o ato marca a mobilização nacional pela tarifa zero. "É uma atividade para demarcar nossa reivindicação sobre o assunto", disse.

Em sua página oficial no Facebook, o Movimento Passe Livre diz que a "tarifa no transporte limita quem pode circular pela cidade e pesa cada vez mais no bolso". "Um transporte realmente público é um direito de todas e todos e não pode ser só um privilégio dos que podem pagar", acrescenta.

Publicidade

O prefeito eleito, João Doria (PSDB), já reafirmou a promessa de campanha de congelar em R$ 3,80 a tarifa no transporte municipal para 2017. Ele espera contar com repasses do governo federal relativo a obras do PAC para custear o congelamento.

A militante Letícia fez ressalvas à intenção de Doria. "Congelamento não significa direito à cidade. A luta é para que o transporte não seja um produto mercantilizado. Tarifa é restrição", disse.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) não comentou publicamente se o Metrô também poderá adotar o mesmo preço para o ano que vem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.