Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MEC seleciona faculdade de Cachoeiro de Itapemirim para oferecer curso de medicina

MEC seleciona faculdade de Cachoeiro de Itapemirim para oferecer curso de medicina

Folha Vitória|

Casteglione acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para a continuidade do processo suspenso pelo TCU
Casteglione acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para a continuidade do processo suspenso pelo TCU Casteglione acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para a continuidade do processo suspenso pelo TCU

Foto: ​Divulgação

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (27) uma portaria com os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de medicina nas cidades que ainda não contam com oferta nessa área. Ao todo, serão abertas até 2.460 vagas para a formação de médicos.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Faculdade Multivix, sob a razão social Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A (Embrae), é a instituição selecionada. Depois de quase um ano suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o processo de abertura da graduação, por meio do programa Mais Médicos, foi retomado pelo governo federal.

As mantenedoras que tiveram as propostas selecionadas devem se apresentar à Seres, até 11 de outubro, para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

Publicidade

“É um momento histórico, uma grande conquista para o município, que passará a formar profissionais para atender a demanda local e regional da saúde pública, principalmente”, comemora o prefeito Carlos Casteglione (PT). O prefeito foi quem acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em outubro de 2015, para que a entidade intercedesse pela continuidade do processo suspenso pelo TCU.

Em Cachoeiro, serão abertas 100 vagas, a partir de 2017. “É muito gratificante ver que valeu a pena todo o nosso esforço, iniciado ainda em 2013, para que o município pudesse ter sido escolhido para receber o curso”, completa.

Publicidade

Por meio de nota, a Multivix afirma que está entre as maiores faculdades de medicina do país, com uma metodologia pautada na formação de alta performance e que assegura ao aluno desempenho de excelência no exercício da sua profissão.

“Para a Faculdade, a autorização para o funcionamento do curso de Medicina em Cachoeiro pelo MEC representa um importante marco na sua história e também no desenvolvimento social da região. Também é mais um passo no seu processo de expansão do ensino de qualidade para todos os capixabas e um estímulo para a instituição investir ainda mais na qualificação do seu curso de Medicina”, diz a nota.

Agora, a instituição vai aguardar a visita da comissão do MEC para dar andamento à estruturação do primeiro processo seletivo de Medicina no município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.