Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mês do aleitamento materno: conheça os alimentos que causam cólica no bebê

Industrializados, bebidas com gás e chocolate devem ser evitados.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Não tem coisa que enlouquece mais uma mãe do que ver seu bebê se contorcendo de cólica. Ele chora sem parar, fecha a mãozinha e faz os pais 'perderem o fôlego'. Apesar de estar presente na maior parte dos bebês até, geralmente, os seis meses de vida, a cólica pode ser amenizada com algumas atitudes importantes tomadas pela mãe. 

A nutricionista Danielly Serrano lembra que o bebê não nasce com seu intestino pronto e acaba se tornando sensível ao que ingere, através do leite materno. Por isso, as mães que estão amamentando devem ter todo cuidado possível com a alimentação para não transferir através do leito substâncias que causam cólica.

"Corante, aromatizantes, temperos e molhos picantes podem provocar cólica e até trazer problemas em longo prazo para o bebê. A mulher que amamenta também deve evitar alimentos embutidos, sucos industrializados e bebidas com gás, mesmo que seja água gaseificada”, destaca Danielly.

Chocolate também está na lista dos alimentos que não devem ser ingeridos por causa da gordura e do leite. E além disso, é fundamental que a mulher tenha atenção à quantidade de tudo o que ingere. "Às vezes a mãe acha que o problema está no alimento, mas na verdade está na quantidade excessiva que ela come", ressalta a nutricionista.

A intolerância intestinal varia de criança para criança, por isso há alimentos que podem causar a temida cólica em alguns bebês. A mãe deve observar a reação do bebê. Se a dor potencializar após ela ingerir determinado alimento, é melhor suspender o uso. Danielly cita alguns: leite, ovo, feijão, couve, repolho, batata doce e brócolis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.