Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Brasil: 190 mil casos de dengue, 6 mil de zika e 68 mil de chikungunya

Proliferação do mosquito Aedes aegypti entre janeiro e agosto deste ano preocupa especialista em relação a transmissão das doenças

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Dados do Ministério da saúde mostram que de janeiro a agosto deste ano foram contabilizados no Brasil 190 mil casos de dengue, 6 mil de zika e 68 mil de chikungunya. Em relação ao mesmo período de 2017 tiveram quedas de 5%, 57% e 60%, respectivamente. O problema segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto é que a chegada de dias mais quentes e chuvosos aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite as três doenças.

Para evitar a contaminação as duas principais recomendações são evitar o acúmulo de água parada nas áreas externas e usar repelente.

Risco dos repelentes

O oftalmologista adverte que a aplicação incorreta de repelente pode causar conjuntivite tóxica, alergia e úlcera na córnea. É por isso, comenta, que todos os fabricantes indicam evitar o contato com os olhos, independente do princípio ativo do produto.

Publicidade

As principais orientações do especialista para prevenir complicações oculares são:

· Proteja os olhos com óculos quando usar aerossol;

Publicidade

· Lave sempre as mãos após o uso, inclusive de produtos em spray;

· Nunca utilize no rosto ou mãos;

Publicidade

· Evite coçar ou levar a mão aos olhos;

· Alérgicos devem testar a sensibilidade à composição, aplicando uma pequena quantidade no antebraço;

· Irritação da pele ou alterações nas vias respiratórias exigem troca do produto para evitar reação em cadeia nos olhos;

Em caso de contato acidental com a mucosa ocular a dica do oftalmologista é lavar o olho abundantemente com água filtrada e consultar um oftalmologista se o desconforto não desaparecer em dois dias.

Sintomas e tratamentos

Leôncio explica que tanto a conjuntivite tóxica como a alergia ocular causam os mesmos sintomas que são coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz, lacrimejamento e pálpebras inchadas. Contudo os tratamentos das doenças são diferentes.

"Na conjuntivite tóxica, observa, só o afastamento do produto e uso de colírio lubrificante pode ser suficiente para eliminar o desconforto. Já a alergia requer tratamento com colírio anti-histamínico. Também é muito importante não coçar os olhos porque isso aumenta a produção de histamina na região dos olhos e leva à piora da coceira”, explica. 

Caso o repelente cause dor ocular intensa, vermelhidão, queda visual, lacrimejamento e secreção amarelada indica úlcera na córnea que deve ser tratada com colírio antibiótico e corticoide sempre sob supervisão médica. Dependendo da gravidade, o especialista ressalta: Pode levar a uma diminuição permanente da visão.

Zika

O oftalmo destaca que estudos mostram que o vírus Zika transmitido pelo Aedes pode causar em adultos uveíte, uma inflamação intraocular que pode desencadear glaucoma. O tratamento padrão com colírio corticoide também elimina a doença causada por zika. Já a transmissão do vírus ao feto através da placenta durante a gestação gera lesões na retina e nervo óptico que provocam a perda da visão nos bebês.

Dengue

Os maiores risco da dengue para a visão são é a queda de plaquetas que aumenta a chance de uma hemorragia intraocular e a trombose em vasos da retina decorrente do depósito de anticorpos nas paredes das artérias do olho. Por isso, após o diagnóstico de dengue a a recomendação é passar por um exame oftalmológico mesmo que não perceba qualquer alteração nos olhos. Para quem já teve dengue e é contaminado novamente o médico indica tomar a vacina para prevenir maiores complicações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.