Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova subvariante da Ômicron oferece riscos para quem pretende curtir o Carnaval? Entenda!

Infectologista explica quais cuidados tomar para evitar contaminação

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Espírito Santo registrou a primeira amostra infectada pela covid-19 com a nova subvariante da Ômicron, a XBB.1.5, na última quarta-feira (01). A confirmação foi realizada pela Vigilância Genômica capixaba, desenvolvida pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a paciente é uma mulher, de 66 anos, que segundo a pasta, já está curada, e por isso, não necessita de isolamento em casa ou internação hospitalar. A Sesa informou ainda que ela não estava viajando quando foi contaminada.

LEIA MAIS: Covid-19: paciente com subvariante da Ômicron no ES é mulher de 66 anos

Publicidade

A Sesa informou ainda que o caso foi reportado ao Ministério da Saúde e está entre os primeiros confirmados no Brasil até o momento, segundo a Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Diante disso, surgem uma série de questionamentos. Entre eles, se existe algum risco de uma nova onda provocada agora pela XBB.1.5. Além disso, sabe-se também que a vacina bivalente só começará a ser aplicada depois dos dias de folia.

Publicidade

E o carnaval, como fica com a nova subvariante?

A média Martina Zanotti, infectologista do Vitória Apart Hospital, disse que as características dessa subvariante com relação a forma de transmissão e manifestações clínicas são basicamente as mesmas das demais.

“Acontece uma síndrome gripal, os mesmos sintomas que a gente tem visto até hoje, forma de transmissão a mesma coisa, principalmente pela via respiratória. Essa cepa não vem com uma gravidade maior. A princípio não se tem dados de que ela seja mais grave, principalmente em quem está vacinado”, afirma.

Publicidade

Vacinação

Para Martina, o fato de parte da população ainda não estar vacinada contra a covid-19 acaba permitindo que novas subvariantes da ômicron acabem surgindo.

“A vacina que a gente tinha disponível até então é uma vacina que é mais para variante original, e não para a ômicron. Agora, em fevereiro, vamos ter a vacina bivalente e essa vai ser a nossa grande prevenção contra a doença. No mais, segue tudo igual: caso apresente sintoma gripal fazer a testagem e ficar isolado, cuidado para não transmitir para outras pessoas e manter o esquema vacinal em dia com os reforços”, explica.

Vacina Bivalente

O início da nova etapa de vacinação contra a covid-19 com o imunizante bivalente está marcado para o próximo dia 27 de fevereiro, ou seja, logo depois do Carnaval. A data foi definida pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de uma versão atualizada dos imunizantes contra o vírus. Ela contém a cepa original de Wuhan combinada com a variante ômicron, que atualmente predomina ao redor do mundo.

Saiba como prevenir a contaminação durante o Carnaval

Apesar desta nova etapa de vacinação só começar depois da folia, a infectologista acredita que a maioria das pessoas deverá conseguir curtir feriadão sem maiores problemas.

“O que a gente recomenda é que a pessoa gerencie o próprio risco. Se é uma pessoa saudável e está com a vacina em dia, não tem problema. Ela vai tomar alguns cuidados como evitar uma aglomeração excessiva, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e tudo mais. Mas aquela pessoa que tem maior risco, imunidade baixa, idoso, aí deve evitar se aglomerar e dar preferência para curtir o carnaval em local aberto, com menos gente. E não sair se estiver com algum sintoma gripal, isso é o mais importante”, conclui a infectologista.

LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: caderneta que comprova vacinação é obrigatória? Entenda

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.