Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo comandante da PM do Espírito Santo quer mais policiais nas ruas

Novo comandante da PM do Espírito Santo quer mais policiais nas ruas

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 4
Folha Vitória - Cidades 4 Folha Vitória - Cidades 4

Foto: TV Vitória

Mais policiais nas ruas. É isso que pretende o novo comandante da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Laércio Oliveira, que assumiu o posto nesta segunda-feira (16). Segundo ele, para isso, poderão ser remanejados militares que atualmente realizam serviços burocráticos, como, por exemplo, aqueles que trabalham dentro da Assembleia Legislativa ou do Ministério Público. 

O novo comandante da PM explica que a medida tem como finalidade aumentar a sensação de segurança na população que, apesar de as estatísticas apontarem para uma queda da violência no Espírito Santo - o Estado atingiu a menor taxa de homicidios dos últimos 28 anos - , segue com medo da criminalidade.

Em entrevista para a TV Vitória/Record TV, o coronel Laércio, que está na PM há 30 anos, também falou sobre o desafio de manter o índice de violência do Espírito Santo em queda, o policiamento nos terminais rodoviários da Grande Vitória, o número de efetivos da Polícia Militar e a punição aos policiais acusados de cometerem excessos durante o serviço, entre outros assuntos.

Publicidade

Veja o que o comandante da PM falou sobre determinados temas:

Sensação de segurança

Publicidade

O que a Polícia Militar faz para tentar proporcionar uma sensação de segurança maior? Nós fazemos o policiamento preventivo, que é o básico. Então nós precisamos, para isso, estar mais atuantes e que a população nos veja mais. Basicamente devemos voltar para a rua, que é o que a população tanto quer, para que a gente possa realmente chegar a essa sensação de segurança.

Abordagens

Publicidade

A Polícia Militar não consegue estar onipresente. Às vezes você passa em uma avenida e não vê uma viatura, mas dois ou três minutos depois ela pode estar passando na mesma avenida. O que devemos fazer é aumentar o número de abordagens, para que, mesmo depois de fazer esse trajeto, a gente possa vir por trás abordando e tentando reprimir essas situações.

Desafios

O maior desafio nosso é manter os índices que conseguimos no Espírito Santo nesses sete anos consecutivos. Um outro desafio que eu pretendo é fazer algumas modificações internas na área administrativa e proporcionar, com essas atitudes, que a gente possa colocar cada vez mais policiais nas ruas.

Rondas nos bairros

Nós melhoramos as rondas nos bairros quando nós conseguimos, cada vez mais, nos aproximar da população e botar mais policiais nas ruas. E nós temos feito isso através de abordagens. Então isso nós já temos feito. Temos conseguido resultados satisfatórios com isso e a tendência é que a gente aumente essas abordagens.

Segurança nos terminais de ônibus

Muitas das vezes nós não conseguimos, na madrugada ou à noite, ter aquele número de policiais suficiente para cobrir todos os terminais em virtude das ocorrências que existem. Então nós fazemos operações específicas a respeito disso, para que a gente possa inibir essa situação. Inclusive, em relação àquela área de Jardim América e de São Torquato, nós já encaminhamos um documento, pedindo para mudar o terminal de São Torquato, que funciona 24 horas, para o terminal de Itacibá. Nós temos alguns batalhões ali na área do terminal de Itacibá que nos favorece, como o 7º Batalhão, o CFA e uma companhia de Polícia Ambiental, que funciona em Tucum. Essas viaturas conseguiriam, em virtude do trajeto, passar mais no terminal e transmitir uma sensação de segurança maior.

Efetivo atual da Polícia Militar

O nosso efetivo é fixado por lei e hoje ele está dando conta do recado, tanto que nós temos demonstrado isso através dos números. Para fazer mais concurso e colocar mais gente trabalhando, nós temos que avaliar a capacidade financeira do Estado. Não adianta colocar um policial para trabalhar e não ter como pagá-lo. Então essa é uma questão que o Estado avalia ponto a ponto, ano a ano, mas hoje o nosso efetivo está dando conta.

Imagem da Polícia Militar

Atualmente nós temos quase 10 mil homens em nosso efetivo e isso [ações de truculência] acontece com 2%, como poderia acontecer em qualquer outra profissão. O que nós fazemos? Quando tem um caso desses, que a gente nota que a pessoa extrapola, é feito um processo administrativo, às vezes um inquérito, e a nossa corregedoria é muito forte. Então nós atuamos para que isso não aconteça. Ele [o policial acusado] vai ser punido e tem as sanções, se for o caso, de acordo com cada acontecimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.