Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Passageiros reclamam das condições dos pontos de ônibus na Grande Vitória

Passageiros reclamam das condições dos pontos de ônibus na Grande Vitória

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2 Folha Vitória - Cidades 2

Foto: TV Vitória

Aproximadamente 15 milhões de passageiros embarcam nos ônibus do sistema Transcol todos os meses, mas antes de usar o transporte, as pessoas usam o ponto de ônibus. Os usuários não estão satisfeitos com a estrutura que têm encontrado na Grande Vitória.

De acordo com quem vai de ônibus, a Capital deixa a desejar no quesito parada. Há locais em que o ponto se resume apenas a uma placa informativa e sem abrigo. Em jardim Camburi, a estudante Paula Farias Dias afirma que uma marquise serve para proteger de sol e chuva.

"Toda vez é assim, a gente tem que ficar sob sol forte ou debaixo de chuva enquanto espera o ônibus. O que salva é quando tem marquise de algum imóvel onde nos abrigamos", disse.

Publicidade

No município da Serra, a reclamação dos usuários do transporte público também são muitas. A aposentada Augusta Oliveira diz que não há sinalização indicando onde ficam os pontos de ônibus em Laranjeiras.

"Aqui não tem nem placa indicando que é um ponto. Eu fico esperando o coletivo por instinto. Como tem um ponto de ônibus do outro lado da rua, os motoristas passaram a parar aqui no sentido contrário". 

Publicidade

Mesmo onde tem plaquinha e abrigo, a população da Serra não fica muito contente. Os pontos ao longo da BR 101 possuem abrigo, mas estão sujos e quando chove os assentos ficam molhados. Para esperar o coletivo as pessoas são obrigadas a ficarem em pé. 

"Quando chove forte a gente tem que subir no banco para se proteger da chuva, mas mesmo assim corremos o risco dos carros passarem e jogarem água em cima da gente", desabafa a telefonista Cleusiana da Silva Pereira. 

Publicidade

Já em Vila Velha, segundo a prefeitura do município são 873 paradas em toda a cidade, apenas 20% dos pontos de ônibus contam com abrigo, ou seja, só 186 têm cobertura. Quem depende do transporte público em Vila Velha sofre. A prefeitura diz que mantém um contrato com uma empresa para aumentar a quantidade de pontos cobertos, só não disse como e quando o serviço vai ser feito. 

Em Cariacica a situação não é muito diferente. Nos pontos de ônibus não há abrigos. A prefeitura diz que não tem culpa. Como não existe linha Municipal em Cariacica, só Transcol, a administração alega que não sabe sequer quantos pontos de ônibus tem no município e também que o dinheiro arrecadado com as passagens não é repassado. A prefeitura afirmou que vai pedir à Ceturb pra assumir essa responsabilidade. 

Por nota, a prefeitura da Serra informou que existem 1.864 pontos de ônibus e em alguns não há condições físicas para construção de cobertura. Informou também que, no ano passado, foram implantados 512 abrigos e garante que faz manutenção e limpeza constantes. 

Já a prefeitura de Vitória afirmou que existem 964 pontos na capital, sendo 431 com cobertura. Os outros estão em calçadas pequenas onde é preciso garantir espaço para a circulação de pedestres dentro das leis e normas de acessibilidade e o projeto 'Calçada Cidadã".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.