Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Policiais que foram afastados vão poder voltar às ruas, diz comandante da PM

Policiais que foram afastados vão poder voltar às ruas, diz comandante da PM

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 4
Folha Vitória - Cidades 4 Folha Vitória - Cidades 4

Foto: Reprodução

Os policiais militares que foram afastados do cargo por sofrerem Processo Administrativo Disciplinar (PAD) vão poder voltar às ruas. Foi o que afirmou o comandante da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, após um acordo estabelecido entre o Governo do Estado com as mulheres e familiares dos militares que bloqueavam as entradas dos batalhões de todo o Espírito Santo.

De acordo com o comandante, os processos abertos contra os PMs não serão cancelados, mas eles terão a oportunidade de abrandar a punição. Os procedimentos vão transcorrer normalmente até o final, mas a conduta deles com o retorno ao trabalho poderá colaborar com a defesa. 

“Os inquéritos foram instaurados e as investigações e procedimentos administrativos vão transcorrer normalmente. As condutas serão individualizadas e quem retornou ao trabalho terá isso para a sua defesa. O retorno vai contribuir muito para a solução e pode abrandar a punição. Eu vou providenciar o cancelamento dos afastamentos para que ele [o policial] exerça a sua função normalmente, mesmo com o processo”, afirmou Rodrigues.

Publicidade

Além disso, ainda segundo o coronel, os policiais que foram transferidos também poderão voltar a sua rotina e para as unidades que pertenciam. “São decisões que fazem bem para os militares e para a sociedade. Nossa preocupação é o retorno da totalidade as ruas”, destacou.

Sobre a negociação com as mulheres, o comandante afirmou que eles sempre estiveram abertos para o diálogo. “O governo possui uma mesa de negociação e sempre esteve aberto para isso. Ontem chegou-se a um denominador comum que estabeleceu de vez o fim desse movimento. O acordo foi estabelecido e registrado em ata. Não haverá nenhum tipo de perseguição. Queremos valorizar os bons policiais”, disse.

Publicidade

Mesmo com a volta de todo o efetivo, as Forças Armadas continuarão atuando no Estado. “Continuamos com as forças armadas e o planejamento para o carnaval será mantido e comandado por eles. O planejamento vai ter o reforço desses policiais que retornaram, com 100% da polícia. Haverá o efetivo da PM, com escala na totalidade, e os 3 mil das Forças Armadas”, informou o coronel.

O comandante aproveitou o momento para se desculpar com a população capixaba que sofreu com a insegurança. “Em nome dos policiais militares, quero registrar o nosso pedido de desculpa para a sociedade por esse período trágico para o Estado. Agora estamos de volta em nossa totalidade e a população pode voltar a contar conosco, pois cumprimos a nossa missão”. 

Sobre o fim da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) e a possível fusão com o Batalhão de Missões Especiais (BME), Rodrigues alegou não poder falar sobre o assunto. “A PM possui o Estado Maior Geral. Esse órgão estuda a possibilidade, mas não apresentou o fim do estudo. Não posso adiantar sobre isso”. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.