Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Policiamento será reforçado durante as eleições nos municípios do sul capixaba

Policiamento será reforçado durante as eleições nos municípios do sul capixaba

Folha Vitória|

O comando do 9º Batalhão definiu o esquema de segurança nos municípios de abrangência durante as eleições
O comando do 9º Batalhão definiu o esquema de segurança nos municípios de abrangência durante as eleições O comando do 9º Batalhão definiu o esquema de segurança nos municípios de abrangência durante as eleições

Foto: ​Divulgação/PM

A Polícia Militar preparou um esquema de reforço na segurança dos municípios de Cachoeiro, Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, Castelo e Vargem Alta, durante as eleições no próximo domingo (2). Além da PM, as polícias Civil e Federal vão atuar, principalmente, em Itapemirim e Cachoeiro.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já vinha realizando reuniões com a Secretaria de Segurança, comando da Polícia Federal, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil, para definir detalhes específicos de cada município. 

Todo o planejamento foi feito para que os locais de votação tenham uma equipe da PM a pé ou motorizada. Para atender os eleitores, foram convocados todos os policiais militares de folga e do serviço administrativo. 

Publicidade

“Trata-se de uma das principais operações realizadas pela PM nos biênios eleitorais, já que empresta apoio aos mais de 219.078 eleitores desses seis municípios, e realiza a segurança de 134 locais de votação ao mesmo tempo. Além disso, convém evidenciar que as eleições municipais sempre possuem um acirramento de ânimos maior do que as estaduais e federais. Triplicamos o efetivo de policiais militares nas ruas nesses dias para que o direito e liberdade do voto sejam respeitados”, comenta o comandante do 9º Batalhão, tenente coronel Alessandro Marin.

O efetivo da PM será reforçado ainda com policiais da Companhia Ambiental e do Centro de Operações Policiais (COPOM-CPOS), sem prejudicar o esquema de defesa social e atendimento de urgência diário da Polícia Militar.

Publicidade

Operação

O policiamento será reforçado, principalmente, em Itapemirim e em Cachoeiro no próximo domingo (2)

Publicidade

Foto: ​Divulgação/PM

A Polícia Federal atuará especificamente em Cachoeiro e Itapemirim. A Polícia Civil também programou seus esquemas próprios de atendimento, ampliando a atuação de delegados, escrivães e investigadores em todos os municípios sulinos.

A operação ‘Eleições’ da PM começa no sábado (1º) às 17h e vai até à 0h, no fim das apurações no domingo (2).

O policiamento será feito em locais de votação e nas suas proximidades, buscando garantir as regras eleitorais e o direito de cada cidadão exercer seu voto com tranquilidade e segurança. 

Ações como publicidade indevida, transporte de eleitores, uso de alto-falantes ou amplificadores, boca de urna, compra de votos, manifestação coletiva e entrega de bens/alimentação/dinheiro ou distribuição de material de propaganda política fora da sede do partido ou comitê também serão alvos de fiscalização da PM durante esses dois dias.

Dicas

A Polícia Militar ratifica a importância da boa escolha dos candidatos e da cobrança aos mesmos, se eleitos, de suas propostas de campanha, e orienta os eleitores no dia da votação:

- Não trocar voto por dinheiro, material de construção, cestas básicas, atendimento médico, cirurgia, emprego ou qualquer outro favor ou bem;

- Não cobrar pela fixação de propaganda em seus bens móveis ou imóveis;

- Proibido dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou outra pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto, conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;

- Não fazer boca de urna no dia da eleição, ou seja, divulgar propaganda de partidos ou candidatos com alto-falantes, comícios, aglomerações ou carreatas;

- Conferir se os locais de votação são os mesmos dos anos anteriores;

- Se dirigir aos locais de votação com calma e tranquilidade, pois funcionarão até as 17h.

- Em caso de denúncia, ligar para o telefone 0800 336 2016 (gratuito) do TRE-ES, onde também poderão ser esclarecidas todas as dúvidas dos eleitores, bem como o telefone 190 da PMES. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.