Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de Viana disponibiliza atendimento com nutricionista em unidades da cidade

Prefeitura de Viana disponibiliza atendimento com nutricionista em unidades da cidade

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2 Folha Vitória - Cidades 2

Uma das dicas da nutricionista é consumir diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras

Foto: Reprodução

O ‘Dia da Nutrição’ é comemorado no dia 31 de março e o município de Viana disponibiliza de forma gratuita atendimento com nutricionista

Os moradores da cidade podem ser atendidos às segundas e quartas, de 7h às 16h. Já às terças, quintas e sextas são realizados atendimentos domiciliares a pacientes acamados. O morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa e receber o encaminhamento para esse profissional.

Publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2008 e 2009, 89% dos homens brasileiros ingere sódio acima do nível seguro e entre as mulheres, são 70% dos 30 mil entrevistados. Outro aspecto negativo é a alta frequência na ingestão de produtos industrializados como biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados e menor consumo de feijão, saladas e verduras.

Algumas dicas simples podem ajudar a dar os primeiros passos para uma qualidade de vida melhor voltada para a prevenção de doenças causadas pela alimentação irregular e falta da prática de exercícios. 

Publicidade

“Algumas delas são evitar o fumo, o sedentarismo e a obesidade, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regulares e evitar produtos industrializados”, explicou a nutricionista da rede municipal de Saúde de Viana, Daniele Lyrio. Ela ainda explica que, em caso de doença como diabetes, hipertensão, colesterol alto e de orientação nutricional específica, a pessoa deve procurar um nutricionista.

Confira outras dicas da nutricionista

Publicidade

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

- Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

- Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.