Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professora impedida de assumir cargo por ser obesa consegue na Justiça direito de dar aula

Considerada obesa pelo governo, Mariana não poderia exercer sua função pois a obesidade é uma doença crônica

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A professora Mariana Justulin vai assumir seu cargo após uma batalha de quase cinco anos. A polêmica começou quando Mariana foi aprovada em um concurso público da rede estadual, mas não foi autorizada a começar a dar aulas por ser considerada obesa. O caso aconteceu na cidade de Boracéia, que fica a 339 km de São Paulo.

Segundo o governo, Mariana não poderia exercer sua função pois a obesidade é uma doença crônica. A informação foi publicada no Diário Oficial.

De acordo com a advogada Claudia Abud, especialista em direito do trabalho, nenhuma empresa ou órgão pode impedir uma pessoa de trabalhar por conta de doenças, caso essa condição não a impeça de realizar a função designada.

O primeiro pedido de liminar foi negado em 2014. Em 2016 ocorreu o primeiro julgamento e a primeira vitória, mas o Estado recorreu. Um segundo julgamento foi realizado em maio deste ano e a professora saiu vitoriosa novamente. O prazo para entrar com recurso expirou e a Justiça determinou que o Governo cumpra o que foi decidido.

*Com informações do Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.