Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda

Pelo 8º ano consecutivo, o Projeto Gauss visa auxiliar, de forma integral, jovens de baixa renda a entrarem em universidades de excelência, por meio de bolsas de estudo em cursos preparatórios para o vestibular, auxílio financeiro, mentoria e apoio disciplinar

Folha Vitória|

A educação foi uma das áreas que mais foram afetadas pela pandemia da Covid-19, principalmente o ensino público, que não detinha de toda a infraestrutura para se adaptar tão rapidamente ao ensino à distância. Com isso, crianças e jovens se viram preocupadas com o futuro. Conforme um levantamento feito pelo Datafolha, 98% dos jovens brasileiros que estão hoje no ensino médio das redes públicas querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho, enquanto 92% gostariam que ela os ajude a escolher em quais áreas pretendem aprofundar seus estudos.

Foi pensando nisso que vários projetos sociais foram surgindo. Um deles, o Projeto Gauss, uma associação sem fins lucrativos, que acredita que investir em pessoas por meio da educação é a principal ferramenta de transformação social. O projeto busca jovens com poucas oportunidades, mas grande potencial, que querem alavancar sua educação e terem a chance de ser aceitos nas principais universidades do Brasil.

A primeira bolsa de estudos foi em 2014 e beneficiou dois irmãos. Hoje, já conta com 97 jovens ativos e mais de 230 apoiados, em Aracaju, Brasília, Curitiba, São Paulo e EAD. Até o momento, 81 gaussianos foram aprovados em faculdades públicas, sendo 26 na USP (Universidade de São Paulo), 27 em faculdades particulares com bolsa integral e 51 em cursos de medicina.

"Reconhecendo que o contexto socioeconômico em que uma pessoa nasce, cresce e se desenvolve é determinante para o seu futuro, e que oportunidades são acompanhadas de responsabilidades, o Gauss une e mobiliza pessoas que desejam transformar vidas e, com isso, causar um impacto positivo na sociedade e país em que vivemos.", comenta Valéria Grossman, diretora administrativa no Gauss.

Publicidade

A associação está, mais um ano, com um projeto de bolsas de estudos para estudantes em fase pré-vestibular. Ou seja, os alunos já graduados na escola ou que estão cursando o 3º ano do ensino médio, em colégios públicas ou privados (desde que com bolsa integral), e comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, poderão se candidatar no processo seletivo do Projeto Gauss para bolsas de estudos em cursos preparatórios de vestibular. A data limite para inscrição é até 30 de novembro. 

Até o momento, o processo seletivo já recebeu mais de 1.400 interessados em serem bolsistas em 2022. Para essa edição, serão oferecidas entre 37 e 140 vagas presenciais nas cidades de Brasília, Curitiba, Salvador, São Paulo e Sergipe, além de 10 a 30 vagas na modalidade EAD, para todo o Brasil. 

Publicidade

Os candidatos realizam provas on-line de linguagens, matemática e redação, no modelo ENEM, além de responderem um questionário de modelo mental, que visa identificar o potencial do jovem. A última etapa do processo inclui uma avaliação socioeconômica de vulnerabilidade e as entrevistas individuais, não só com os finalistas, mas também com suas famílias. "O engajamento dos pais e responsáveis é essencial, pois não fazemos nada sozinhos. Estamos todos jogando no mesmo time para incentivar esse jovem a alcançar grandes vôos", comenta Grossman.

Todos os requisitos e processo de inscrição 100% gratuito estão disponíveis no Edital de Seleção e no site: https://gauss2023.trieduc.com.br/

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.