Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde de Cachoeiro é referência em todo o Espírito Santo com atendimentos especializados

Saúde de Cachoeiro é referência em todo o Espírito Santo com atendimentos especializados

Folha Vitória|

Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2 Folha Vitória - Cidades 2

Foto: ​Reprodução

O município de Cachoeiro é referência na área de saúde. Além de três hospitais filantrópico especializados, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS, e cidade conta ainda com postos e unidades de saúde em quase todos os bairros. A Secretaria de Saúde de Cachoeiro é a responsável por oferecer e gerenciar os serviços básicos de saúde que são prestados no município. Os atendimentos são ofertados por meio de centros e unidades de saúde, como o Centro Municipal Bolívar de Abreu, que funciona há quase 100 anos.

No local são oferecidos atendimentos específicos à mulher, como ultrassonografia e mamografia, além de serviços de psicologia, nutrição, fonoaudiologia, reumatologia, pequenas cirurgias, atendimento odontológico, vacinação antirrábica. Também são realizadas no local ações de cunho educativo nas áreas de combate a tuberculose e ao tabagismo.

Nas unidades básicas de saúde (UBS), localizadas em diversos bairros, são realizados atendimentos: ambulatorial, com curativo, vacina, aferição de pressão, teste de glicemia e serviços de ginecologista, pediatria e clínica geral. Nessas unidades também é feito o agendamento, por telefone, de consultas para os serviços com especialistas prestados pelo governo do estado.

Publicidade

Além disso, são oferecidos dois programas que trabalham diretamente com a comunidade: Estratégia de Saúde da Família (ESF), com 31 equipes e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), com 12 equipes.

O Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf), presta serviço com fonoaudiólogo, psicólogo, ortopedista e fisioterapeuta. O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias), atende também outros municípios do sul do Estado. O local abriga o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) procurado para exames de hepatite, HIV e sífilis. 

Publicidade

O centro de saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) funciona 24 horas, e é referência no município para demandas de casos de dengue, além de atendimento em ultrassonografia, eletrocardiograma, pequenas cirurgias, raio x, odontologia, cauterização. Além do atendimento médico, a cidade conta com cerca de 90 dentistas no sistema público, que realizam aplicação de flúor, obturação, limpeza e extração, tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, diagnóstico de câncer bucal e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Hospitais

Publicidade

Os moradores de Cachoeiro e da região sul contam ainda com o atendimento especializado em três hospitais no município: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Evangélico e Hospital Infantil Francisco de Assis:

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro

Foto: ​Reprodução

Santa Casa de Misericórdia

Fundada em 27 de janeiro de 1900, a Santa Casa é a única instituição da região com pronto socorro aberto 24 horas, sendo referência em urgência e emergência e traumas ortopédicos para todas as cidades que compõe o sul do Estado.

O hospital é uma entidade privada, sociedade civil, de caráter filantrópico. Possui estrutura com instalações modernas para atender seus pacientes com qualidade e eficiência. Dos serviços prestados, mais de 80% são para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com 27 anos de existência, o Centro de Estudos e o setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foram homenageados pelo Ministério da Saúde com o Certificado Hospital Padrão, que proporcionaram ao hospital ser referência nacional.

Hospital Evangélico

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI)

Foto: ​Reprodução

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim foi fundado há 56 anos, por um grupo de Igrejas Evangélicas. O hospital começou atuar de fato como unidade em 25 de fevereiro de 1986, e atende pacientes de 26 municípios da Macrorregião Sul de Saúde conforme o Plano Diretor de Regionalização (PDR), servindo de retaguarda para um contingente de aproximadamente 622 mil pessoas.

Possui habilitação para atendimento em: obesidade, cirurgia cardiovascular (adulto e infantil), cardiologia intervencionista (hemodinâmica), tratamento da AIDS, gestação de alto risco, nefrologia (hemodiálise), e oncologia com assistência em hematologia e radioterapia.

O Pronto Socorro é especializado e o acesso se dá exclusivamente para pacientes em tratamento nas especialidades habilitadas. O acesso à internação para pacientes provenientes de outras instituições ocorre por meio da Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Estado da Saúde – SESA.

Atualmente possui 218 leitos assim distribuídos: Pronto Socorro; Unidade oncológica; Hemodinâmica; Maternidade; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Unidade Coronariana; Unidade de Alta Dependência de Cuidados (neonatal); Unidade de Terapia Intensiva 1; Unidade de Terapia Intensiva 2; Unidade de Alta Dependência de Cuidados (adulto); Enfermaria Cardiológica e Enfermarias.

Além disso, o hospital possui residência médica nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, anestesiologia, ginecologia/Obstetrícia, Neonatologia e cancerologia clínica além de residência multiprofissional para Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço Social em dois eixos: oncologia e intensivismo.

Hospital Infantil Francisco de Assis

Hospital Infantil 'Francisco de Assis' (HIFA)

Foto: ​Reprodução

O Hospital Infantil “Francisco de Assis” deu início a sua história entre os anos de 1954 e 1955, quando a Mocidade Espírita ‘Jerônimo Ribeiro’ desenvolvia trabalhos sociais em benefício à população carente e menos favorecida da sociedade cachoeirense. Um dos membros da Mocidade, conseguiu a doação de um terreno de propriedade da família, para que os dirigentes daquele núcleo construíssem uma obra assistencial de caráter benemerente, para ampliar os trabalhos sociais preliminarmente desenvolvidos pela Mocidade, e um projeto de construção foi elaborado.

Passados 15 anos da construção, a obra física foi concluída e em 30 de novembro de 1969, a diretoria do Centro Espírita “Jerônimo Ribeiro”, seus associados e demais pessoas pertencentes à comunidade espírita de Cachoeiro, decidiram em reunião sobre a fundação, aprovação do Estatuto, eleição e posse da primeira diretoria do Hospital Infantil “Francisco de Assis”.

A inauguração ocorreu em 29 de junho de 1971, e há 45 anos, o hospital é referência no Estado em atendimento às crianças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.