Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seguro ou proteção veicular? Entenda a diferença e evite problemas no futuro

A proteção veicular é mais barata, mas não oferece os mesmos serviços e cobertura que um seguro privado

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Você sabe a diferença entre seguro e proteção veicular? Os consumidores devem ficar muito atentos ao fazer a contratação do serviço de segurança privada. O valor referente à proteção veicular é menor do que do seguro, o que chama a atenção. Entretanto, ele não oferece a mesma cobertura que um seguro. 

Na última semana, um motorista de Linhares, no Norte do Espírito Santo, viveu momentos de fúria após a empresa de proteção veicular contratada não arcar com os danos causados no carro dele após um acidente.

O presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Antonio Carlos Costa, explica que há algumas diferenças na cobertura de 'proteção' e 'seguro'. “O seguro de automóvel possui grande variedade de coberturas, como: seguro compreensivo de roubo, furto e incêndio, o de Responsabilidade Civil Facultativo e o de Acidentes Pessoais de Passageiros", disse. 

No caso da proteção veicular, os associados e cooperados estão expostos aos riscos e perdas. "Se uma associação ou cooperativa falir, por exemplo, os compromissos assumidos podem não ser honrados. O Procon não dá assistência à pessoa lesada pelo serviço de proteção veicular porque ela não é consumidora, mas sim associada ou cooperada", complementou.

Publicidade

Se o segurado precisar cancelar seu seguro, as seguradoras precisam atender ao pedido a qualquer momento. Na adesão às associações e cooperativas isso só pode ser feito depois de 180 dias.

Costa ressaltou, ainda, que é importante as pessoas ficarem atentas no que diz o contrato e sempre buscarem um profissional credenciado. "É importante que o consumidor busque um corretor de seguros credenciado para encontrar a melhor opção de acordo com as suas necessidades e não caia em propaganda enganosa”, alerta. 

O seguro de veículos tem de obedecer a uma regulamentação e fiscalização rígidas da Superintendência de Seguros Privados, o que garante todos os direitos do consumidor. Para saber se a empresa tem autorização para oferecer seguro, o consumidor pode acessar o site da Superintendência de Seguros Privados e buscar pelas entidades supervisionadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.