Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sexta-feira 13: veja dicas de filmes e séries para assistir

Quer aproveitar a data para assistir a filmes e séries de terror e suspense disponíveis nos principais streamings? Separamos algumas dicas para você; confira

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Cercado de mitos e histórias de azar, a sexta-feira 13 é considerada por muitas pessoas um dia cheio de superstições. Para os amantes de histórias de terror e suspense, no entanto, a data é especial.

Pensando nisso, o Folha Vitória separou algumas dicas de obras clássicas e recém-lançadas pelas principais plataformas de streaming para os fãs deste estilo maratonarem.

Mas, antes das dicas, que tal uma curiosidade?

Você sabe o motivo das superstições que marcam a sexta-feira 13?

São várias as crenças por trás do encontro da sexta-feira com o dia 13 no calendário mensal. As principais delas estão ligadas à religião e à cultura.

Publicidade

Segundo historiadores, no século XIV, o rei Felipe IV da França teria tentado entrar na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi barrado. Como retaliação, o rei ordenou a perseguição ao grupo em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira. A data foi marcada por uma série de mortes e tortura e, por isso, o medo está fortemente relacionado com as lendas e superstições.

LEIA TAMBÉM: Sexta-feira 13: o que esperar da 1ª e única do ano? Veja os detalhes!

Publicidade

Essa não é a única versão. Há quem acredite que as lendas tenham relação com a cristianização dos povos bárbaros. Culturalmente, o grupo tinha um vínculo com a deusa Friga, mas, após a conversão, passaram a vê-la como bruxa que, todas as sextas-feiras, se reunia com 11 feiticeiras e o demônio para rogar pragas. O encontro dessas 13 pessoas colabora para a simbologia da data.

O sentimento de medo e adrenalina presente nas lendas são perfeitos para os diretores e produtores de cinema, que brincam com o imaginário coletivo para criar obras que são um verdadeiro sucesso.

Publicidade

O que assistir? Confira dicas de filmes e séries para maratonar

O BEBÊ DE ROSEMARY

O filme de 1968 conta a história de um jovem casal que espera pelo primeiro filho. Enquanto Rosemary lida com os conflitos de uma mãe de primeira viagem, o marido faz um pacto com o diabo para que a carreira de ator decole. A ambição do homem transforma a vida do casal de forma surpreendente.

Disponível na Amazon Prime Video.

A BRUXA DE BLAIR

Esse é outro filme clássico do gênero suspense. Lançado em 1999, a obra narra as experiências de um trio de estudantes de cinema que se aventura em uma floresta para gravar um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. Os jovens, no entanto, acabam se perdendo na região de mata e no próprio medo.

Disponível na Amazon Prime Video.

HOMECOMING

A série foi lançada em 2018 e conta com grandes nomes no elenco, como Julia Roberts. Com duas temporadas, a produção narra a história de uma assistente social, seu chefe e um soldado que, depois de anos dedicados aos serviços no governo, precisam lidar com situações delicadas. A obra é um suspense mais dramático do que assustador, mas é uma ótima opção do catálogo do streaming para assistir.

Disponível na Amazon Prime Video.

A ÓRFÃ

O filme de 2009 conta a história de um casal que acaba de perder o filho e decide adotar uma menina. Aos poucos, no entanto, eles descobrem que a órfã de 9 anos não é como eles pensavam. O lado sombrio da pequena dá a adrenalina que prende o público na trama.

Disponível na HBO Max.

IT: A COISA

O clássico de terror e suspense da década de 1990 ganhou uma nova versão em 2017. Baseado no livro de Stephen King, o filme conta a história de crianças da cidade de Derry, no Maine, que começam a desaparecer. No enredo, um grupo de jovens se depara com o diabólico palhaço Pennywise, que carrega lendas de assassinatos e violência.

Disponível na HBO Max.

AS BOAS MANEIRAS

O filme nacional de 2017 conta a história de uma mulher da periferia de São Paulo que aceita ser babá de uma criança que ainda não nasceu e descobre um segredo perturbador da família rica. A vida dela torna-se um drama ao ter que lidar com a situação.

Disponível na Netflix.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA: O RETORNO DE LEATHERFACE

O filme que acaba de ser lançado conta a história de um grupo de amigos que decide reconstruir e dar vida a uma cidade abandonada na região do Texas. O que eles não esperavam era se deparar com o Leatherface, o famoso maníaco da serra elétrica. O desafio, agora, é a sobrevivência. Será que eles conseguem? Para descobrir, só assistindo!

Disponível na Netflix.

O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA

A série de 2020 é dividida em quatro partes. A obra teen narra o drama vivido por uma jovem feiticeira que precisa dividir seus problemas adolescentes com as obrigações de família. A trama da bruxinha é uma mistura de suspense e fantasia perfeita para quem gosta de ser surpreendido, mas tem medo de histórias mais “pesadas” do gênero.

Disponível na Netflix.

POR TRÁS DE SEUS OLHOS

A série de 2021 também é mais leve. A obra mescla um ar de suspense e fantasia para surpreender o público a cada episódio. Na produção, uma secretária precisa aprender a lidar com o novo chefe e sua misteriosa e enigmática esposa. Os mistérios dessa família envolvem e prometem fortes emoções do começo ao fim do último episódio.

Disponível na Netflix.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.