Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ufes e Ifes abrem mais de 4,7 vagas pelo Sisu a partir desta terça-feira. Saiba como se inscrever

Serão disponibilizadas 2.776 vagas para a universidade e 1.949 para o instituto. Inscrição deve ser feita pela internet e não há cobrança de taxa

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As inscrições para a primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas nesta terça-feira (15) e poderão ser realizadas até as 23h59 de sexta-feira (18), horário de Brasília. Essa é a única forma de ingresso nas universidades públicas do Brasil.

No Espírito Santo, são oferecidas 4.725 vagas neste primeiro semestre. Para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), serão disponibilizadas 2.776 vagas, sendo 1.382 para ampla concorrência. Já para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) são 1.949 vagas, sendo 974 para a ampla concorrência.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em todo o Brasil, o Ministério da Educação ofertará 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior. Segundo o MEC, mais de 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).

As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site do Sisu e não há cobrança de taxas.

Publicidade

Os interessados podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições ao Sisu.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu para ofertar suas vagas nesta edição do primeiro semestre de 2022.

Publicidade

Os 10 cursos com maior oferta de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil.

Para participar desta edição do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. As notas do exame foram divulgadas pelo Inep na última quarta-feira (09).

Publicidade

É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Cronograma

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Pelo cronograma, as inscrições vão de 15 a 18 de fevereiro, e o resultado sairá no 22. De 23 de fevereiro a 8 de março, serão feitas as matrículas.

Os candidatos terão prazo de 22 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera: A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio dessa lista.

SISU 2022: VEJA O PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER

Como se inscrever?

Acesse sisu.mec.gov.br. Clique em "Fazer Inscrição" e na próxima tela clique em "Entrar com GOV.BR" ou "fazer cadastro".

Confirme seu dados

Confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento na barra superior.

Inscrição

Você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você irá acompanhar a inscrição durante todo o processo.

Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".

Pesquisa de vagas

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.

Modalidade

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar.

Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

Confirmação

Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Alterações podem ser feitas até 18 de fevereiro

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições, que se encerra às 23h59 de 18 de fevereiro.

Classificação parcial

Você pode acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.